Salvador, 14 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Secretaria das Mulheres do Estado promove sensibilização para prevenir a violência de gênero no Carnaval

A prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres é uma das ações estratégicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), durante o Carnaval. As inciativas envolvem desde a realização de campanha educativa, com a distribuição de diversos materiais, até os plantões nas Tendas Oxe, Me Respeite!, para atendimento multidisciplinar e acolhimento às mulheres.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destaca que estas são ações integradas. “O nosso trabalho acontece de forma articulada com o conjunto do Governo do Estado, a exemplo da Secretaria da Segurança Pública, mas também envolve toda uma Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, como a Casa da Mulher Brasileira, a Defensoria, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. É uma união de esforços para que as mulheres tenham assegurado o direito de brincar e se divertir com liberdade e alegria”, afirmou.
A massoterapeuta Camila Arcanjo, que veio de Camaçari para curtir a folia em Salvador,  destacou o impacto deste tipo de campanha e suporte oferecido nas Tendas Oxe, Me Respeite!. “O mais bacana dessas ações de atenção ao público feminino é a sensação de segurança que nos dão em uma festa tão plural e urbana como o Carnaval. Esse cuidado pode proporcionar um Carnaval melhor para todo mundo. É imprescindível para a nossa segurança”, destacou.
Já a estudante Letícia Costa disse que a sensibilização contribui para que o público possa identificar a violência de gênero. “Muitas turistas não têm contato com uma festa desse porte e acabam intimidadas diante de algumas situações. Então, essas medidas educativas, de acolhimento e de atenção só ampliam o leque de discernimento e empoderamento”, ressaltou.
É o que também acha a produtora cultural Marina Mendes. “Hoje, as mulheres já se sentem mais livres para usar a vestimenta que melhor lhes convir ou simplesmente para se divertirem como quiserem. E, mesmo que ainda precisemos avançar, essas ações da SPM são determinantes para essa evolução”, afirmou a foliã.
FUNCIONAMENTO – As Tendas Oxe, Me Respeite! funcionarão até terça-feira (17). A do Pelourinho, em frente à Câmara Municipal, fica aberta das 14h às 2h. Em Ondina, a tenda está instalada na Praça Eliana Kertész, também conhecida como Praça das Gordinhas, e funciona das 17h às 5h. A novidade deste ano é a Tenda Oxe, Me Respeite! na Praça do Campo Grande, que também fica aberta das 14h às 2h.

Veja também

Daniela-Mercury-Campo-Grande-Alfredo-Filho-Secom-PMS-e1677015286654
Justiça revoga decisão e Daniela Mercury perde o lugar no desfile dos blocos
O Tribunal de Justiça da Bahia restabeleceu a ordem oficial dos desfiles do Circuito Barra-Ondina para...
55096023925_9492024161_k
Invicto em 2026, Bahia cede empate para o Jacuipense na Fonte Nova
O Esporte Clube Bahia entrou em campo com equipe reserva na tarde deste sábado, na Casa de Apostas Arena...
lula-janja-ssa
Lula e Janja acompanham passagem dos blocos no Campo Grande
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença no circuito Campo Grande, em Salvador, na tarde...
_Foto_-Jefferson-Peixoto_Seom_Pms-17
Carnaval 2026 tem trânsito mais ágil e registra redução no tempo de deslocamento dos foliões aos circuitos
Os dois primeiros dias oficiais do Carnaval 2026 foram marcados por trânsito mais ágil no entorno dos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar