Dando seguimento ao 1º Circuito Camaçariense de Rimas (CCR), neste sábado (4), a partir das 15h, o Teatro Alberto Martins (TAM) será palco para a segunda classificatória, com entrada gratuita. O projeto conta com apoio financeiro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), viabilizado no município por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e busca fomentar a cena das batalhas de rimas na cidade, dando voz aos artistas periféricos.
Participam os MC’s (mestres de cerimônia) Astro Jn, Squash, Matyawz, Torres71, Hacchi, Santche, Mahikari, Fowzze, Skt e Aka Rosa. Na grade de DJ’s que embalarão as batalhas, estarão Nash e Thug2beats. O corpo de jurados será formado por Namay e Levi (LS), que possuem experiências como jurados em grandes eventos do segmento e formação no curso “Mente de Jurado”.
A primeira classificatória do CCR aconteceu em 20 de setembro. Após as classificações, haverá um ranking com a pontuação de cada integrante. Oito artistas seguirão para disputar a final, marcada para o dia 22 de novembro. Os critérios de avaliação incluem foco no tema; argumentação e posicionamento; técnica, métrica, vocabulário, punchline e postura de palco. É proibido o uso de palavras ou expressões com teor homofóbico, misógino, racista ou qualquer tipo de preconceito, estando o MC sujeito à desclassificação pelo júri.
Os ganhadores das fases de classificação levam para casa, cada, R$ 300. Na final, o valor da premiação é de R$ 500.
O CCR tem como objetivo a realização de uma série de batalhas temáticas de rima, buscando fortalecimento da cultura hip hop no município. A ideia é dar visibilidade aos artistas do rap de Camaçari, iniciantes e experientes, premiar MC’s artistas das rimas urbanas e promover a arte do improviso por meio do canto falado.