Salvador, 29 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Semob registra alta de 115% nas remoções de transporte clandestino em 2025

O balanço anual das ações da Secretaria de Mobilidade (Semob) no combate ao transporte irregular em Salvador apresenta resultados expressivos. Na comparação entre 2025 e 2024, o número de abordagens aumentou 99%, as remoções totais cresceram 14,7% e as remoções específicas de veículos clandestinos registraram alta de 115,8%, o maior avanço já contabilizado pela pasta.

Em 2025, somente nas ações voltadas ao transporte irregular, a Semob contabilizou 3.477 abordagens em diversos pontos da cidade e 1.068 remoções de veículos clandestinos ao longo do ano. Somadas às demais remoções por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o total anual chegou a 1.142 veículos retirados de circulação, configurando o maior volume da série histórica do órgão.

Já em 2024, as equipes realizaram 1.747 abordagens, com 996 veículos removidos, sendo 495 por transporte clandestino e 501 por outras infrações previstas no CTB. No mesmo período, foram registradas 1.278 autuações durante as operações de fiscalização.

As operações foram intensificadas em áreas de grande circulação, como rodoviária, aeroporto, regiões comerciais, principais avenidas e orla marítima, com apoio de ações integradas com outros órgãos municipais e forças de segurança.

O comparativo consolidado entre os dois anos mostra que o número de abordagens passou de 1.747 em 2024 para 3.477 em 2025, representando um aumento de 99%. As remoções totais subiram de 996 para 1.142 veículos, crescimento de 14,7%. Já as remoções por transporte clandestino saltaram de 495 para 1.068, uma alta de 115,8%.

Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, os números refletem o fortalecimento das ações de fiscalização e a reorganização operacional da secretaria. “Cada veículo irregular retirado de circulação representa menos risco de acidentes, mais proteção ao usuário e respeito aos trabalhadores que atuam de forma regular. Nosso compromisso é continuar ampliando esse trabalho”, afirmou.
Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

Veja também

unnamed
Decisivo na vitória sobre o Fluminense, aniversariante Túlio Eduardo quer comemorar data com mais um resultado positivo pela Chape
Após vencer o Fluminense por 2 a 1 no último sábado (24), na Arena Condá, a Chapecoense visita o Red...
cemitério municipal_bruno concha secom pms 1
Prefeitura intensifica manutenção e limpeza dos cemitérios municipais para o Dia de Finados
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), intensificou os...
Dedeco
Morre Dedeco, youtuber de futebol virtual com mais de 1 milhão de inscritos, aos 33 anos
O youtuber André Luiz Berbett Pinheiro Lopes, conhecido como Dedeco, morreu nesta quarta-feira (28),...
salvador acolhe_jefferson peixoto_secom pms 3
Prefeitura abre pré-inscrições para servidores atuarem no Salvador Acolhe durante o Carnaval e o Festival Virada Salvador 2027
Os servidores municipais interessados em atuar nas operações do Salvador Acolhe durante o Festival Virada...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos