Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Sepromi fortalece combate ao racismo durante os Festejos da Independência de Itaparica

Durante as festividades, a Sepromi atuou por meio da unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM)

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) iniciou seu calendário institucional de 2026 participando das celebrações da Independência de Itaparica, nos dias 07 e 08 de janeiro. Durante os festejos, a Sepromi atuou por meio da unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM), posicionada na Praça do Campo Formoso.

O evento homenageia a histórica resistência popular de 07 de janeiro de 1823, que evidenciou o protagonismo de pessoas negras, mulheres, pescadores e marisqueiras na luta pela liberdade da Bahia e do Brasil. Neste contexto, a equipe técnica do Centro de Referência oferecerá serviços de escuta ativa, acolhimento e orientação para vítimas de racismo e intolerância religiosa. Além disso, haverá a distribuição de materiais informativos sobre canais de denúncia e a divulgação da Lei nº 14.532/2023, que equipara o crime de injúria racial ao de racismo.

Em articulação com a gestão municipal de Itaparica, a Sepromi aproveita a visibilidade das manifestações tradicionais, como a Puxada do Carro dos Caboclos e o Auto da Roubada da Rainha, para ampliar o acesso à informação e garantir que as celebrações ocorram em um ambiente de respeito e promoção da igualdade racial.

Para a titular da Sepromi, Ângela Guimarães, a presença da secretaria nos festejos “reafirma o compromisso com a preservação da memória e da identidade do povo baiano”. A ação busca integrar as políticas públicas estaduais ao cotidiano da população do Recôncavo, fortalecendo a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar