Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Setembro Surdo: “Rua Sinalizada” promove ação de conscientização neste domingo (21) no MAM

O projeto “Rua Sinalizada” volta aos espaços públicos de Salvador neste domingo (21), dentro da programação especial do mês dedicado à visibilidade, conscientização e celebração de pessoas surdas, o “Setembro Azul” — ou “Setembro Surdo”. Às 14h, na Praça do Museu de Arte Moderna da Bahia, acontece a oficina gratuita “Placas Cartográficas”, que convida os participantes a criarem placas simbólicas que expressam sentimentos, desejos e necessidades da comunidade em relação ao território onde vivem.

A partir de conversas sobre o cotidiano e o pertencimento à cidade, cada pessoa transforma suas percepções em intervenções artísticas no espaço urbano. A ação dá voz às vivências locais por meio da arte, mesclando afeto, crítica e imaginação coletiva. A oficina será conduzida em Língua Portuguesa e Libras, com audiodescrição aberta para pessoas cegas, garantindo acessibilidade em todas as etapas.

Abrindo a agenda do mês, no domingo passado (14) aconteceu, no Farol da Barra, a atividade gratuita “Dissecando a Cena”, uma ação de improviso teatral que colocou surdos e ouvintes juntos no jogo da criação. O público participou ativamente sugerindo cenário, situação e personagem. A partir dessas escolhas, duas pessoas entraram em cena e começaram a improvisar, criando narrativas que se construíram e se transformaram em tempo real.

O projeto “Rua sinalizada: Ações em Libras para uma cidade-ateliê” é focado em promover acessibilidade nos espaços urbanos através de diversas formas de expressão artística e cultural e pretende provocar reflexões sobre a inclusão de pessoas surdas, pretas, mulheres, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência na cidade. Todas as ações acontecerão com intérprete de LIBRAS e audiodescrição aberta.

Desde 2021, o coletivo homônimo vem realizando diversas atividades no campo das artes visuais e da música, mobilizando tanto pessoas surdas quanto ouvintes para experiências enriquecedoras no ambiente urbano. “O projeto ‘Rua Sinalizada’ representa um esforço significativo para promover a inclusão e a acessibilidade nos espaços urbanos através da arte, da cultura e da linguagem. Com uma série diversificada de ações planejadas, este projeto tem o potencial de transformar a maneira como vemos e interagimos com a cidade, tornando-a mais acolhedora e inclusiva para todos os seus habitantes”, acredita Cintia Santos, integrante do coletivo.

O projeto Rua Sinalizada foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Rayssa-Leal
Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo
Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou...
ato_contra_feminicio_em_copacabana_071225
Mulheres protestam contra feminicídio e pedem maior presença do Estado
Agente de educação diz que ainda carrega marcas dos tiros que levou   A tentativa de feminicídio...
54969844413_3423e012c7_c
Bahia vacila, perde do Flu e se contenta com pré-Libertadores
A expectativa era vencer o Fluminense e conseguir vaga direta para a fase de grupo da Copa Libertadores....

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar