Salvador, 18 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

SMS amplia distribuição de preservativos em balcões de Carnaval e blocos para reforçar prevenção de ISTs

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou, durante o verão e o período carnavalesco, a parceria com balcões de ingressos e blocos carnavalescos para a disponibilização gratuita de preservativos, com o objetivo de fortalecer a prevenção e o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV/Aids, hepatites virais e sífilis.

A ação acontece em pontos estratégicos da cidade, em locais de grande circulação de pessoas, como o balcão Quero Abadá, o Expresso do Carnaval, além de blocos tradicionais como Filhos de Gandhy, As Muquiranas, Alvorada e Malê Debalê, e também no balcão de ingressos do Camarote Salvador. A iniciativa segue até o final do Carnaval, ampliando o acesso à prevenção durante toda a festa.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVIS), Andrea Salvador, a estratégia busca aproximar a prevenção da rotina dos foliões, especialmente em períodos de maior exposição ao risco. “Estamos levando a prevenção para onde as pessoas estão. O Carnaval é um momento de celebração, mas também exige cuidado. Facilitar o acesso aos preservativos é fundamental para reduzir a transmissão das ISTs e promover uma vivência mais segura e responsável da festa”, destacou.

Além da distribuição nos balcões e blocos carnavalescos, os preservativos seguem disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde da capital baiana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ação também ocorre no Expresso Salvador, localizado no Shopping Paralela, Shopping da Bahia e Salvador Norte Shopping, e no balcão Quero Abadá, no Shopping da Bahia e Salvador Norte Shopping.

Os comentários estão desativados.

Veja também

convocacao_ultima_selecao_2025
Ancelotti confirma Neymar e deixa Luciano Juba de fora da Copa do Mundo
Sem muitas surpresas, o técnico da Seleção Brasileira, o italiano Ancelotti divulgou há pouco, no Museu...
morta
Canabrava: casal é encontrado morto dentro de casa; caso é investigado pela Polícia Civil
Um casal foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro de Canabrava, em Salvador, no domingo...
Lula
Terras raras: "Brasil não abre mão de sua soberania", diz Lula
Presidente inaugurou linhas de luz síncrotron do Projeto Sirius O presidente da República Luiz Inácio...
Fiocruz
Justiça Federal manda derrubar perfis com desinformação sobre Fiocruz
Ação indica publicação de fake news como dados oficiais da instituição A Justiça Federal do Rio de Janeiro...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei