Salvador, 8 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

SMS garante assistência em saúde durante o pré-carnaval de Salvador, do Furdunço ao Habeas Corpus

Antes mesmo da abertura oficial do Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador já está em plena operação para assegurar assistência à população durante os eventos que compõem o pré-carnaval da cidade. Do Furdunço, realizado no sábado (7/2), ao Habeas Corpus, na quarta-feira (11/2), a pasta mantém uma estrutura organizada de atendimento em saúde, acompanhando o aumento do fluxo de foliões nos circuitos oficiais.

Durante esse período, a assistência é garantida por módulos de saúde estrategicamente distribuídos, preparados para atender desde ocorrências de menor complexidade até situações que demandem intervenções imediatas. Para o pré-carnaval, a SMS disponibiliza dois módulos assistenciais, instalados no Farol da Barra e no Morro do Gato, áreas de grande concentração de público.

A estrutura atua de forma integrada à rede municipal de retaguarda, assegurando encaminhamentos quando necessários e fortalecendo a articulação entre os pontos de atendimento. A atuação antecipada possibilita resposta rápida às emergências e contribui para reduzir a sobrecarga da rede de saúde durante os dias oficiais da folia.

Como parte do planejamento para o período pré-Carnaval e para os grandes eventos populares de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde vem reforçando a estratégia de assistência em saúde com a implantação de módulos assistenciais em pontos de grande circulação. A atuação mais recente ocorreu durante a Festa de Iemanjá, na última segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, quando o módulo de saúde prestou atendimento a 119 pessoas ao longo dos dias de celebração, com funcionamento iniciado ainda nas festividades prévias, garantindo resposta rápida e assistência qualificada ao público.

A estrutura montada para a Festa de Iemanjá se soma a outras experiências recentes, como o módulo instalado durante a Lavagem do Bonfim, realizada em 15 de janeiro, reforçando a preparação da rede municipal para o período que antecede o Carnaval. A antecipação e a ampliação dos serviços em saúde integram a estratégia da SMS para assegurar prevenção, cuidado e segurança à população durante eventos de grande porte, ampliando a capacidade de resposta da cidade diante do aumento do fluxo de pessoas nas ruas.

Vigilância e prevenção

Além da assistência direta, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolve ações de vigilância voltadas à prevenção de riscos e danos à saúde durante o pré-carnaval.

As iniciativas incluem treinamentos em Boas Práticas para Manipulação de Alimentos para os setores formal e informal, com capacitação de 528 trabalhadores, entre baianas e baianos de acarajé, ambulantes, pipoqueiros, vendedores de lanches e barraqueiros.

A SMS também realiza fiscalizações em indústrias de gelo, food trucks, cozinhas industriais e empresas de distribuição vinculadas aos programas Catafolia, Nutrifolia e aos Centros de Atendimento ao Ambulante de Carnaval (CAAC), além de pré-vistorias em trios elétricos, veículos de apoio, blocos e entidades carnavalescas.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) passam por supervisão e alinhamento de fluxos e protocolos, garantindo maior integração da rede de saúde durante o período carnavalesco.

Para o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, a atuação antecipada é fundamental para a segurança da festa:

“O pré-carnaval já exige uma operação robusta de saúde. Nosso planejamento começa antes da abertura oficial da festa, com assistência, vigilância e integração da rede, para garantir cuidado, resposta rápida e segurança para foliões, trabalhadores e moradores da cidade.”

Com presença contínua desde os primeiros grandes eventos, a Secretaria Municipal da Saúde reforça o planejamento integrado da maior festa popular do mundo, garantindo que Salvador esteja preparada para cuidar de foliões, trabalhadores e moradores desde o pré-carnaval até os dias oficiais da folia.

Veja também

Haddad
Classe dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad
Em livro, ministro aborda o chamado capitalismo superindustrial   “A classe dominante brasileira...
morto
Adolescente agredido em briga no DF morre após 16 dias internado
Caso teve repercussão nacional e agressor Pedro Turra está preso O adolescente Rodrigo, de 16 anos, agredido...
06_02_2026_Simulado para acidentes no carnaval_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (28)
Simulado de incidente com múltiplas vítimas testa resposta de emergência para o Carnaval
Um exercício simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) foi realizado no circuito Barra–Ondina,...
Visita às Obras Sociais Irmã Dulce
Nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio reforça atendimento do SUS com apoio dos governos da Bahia e Federal
A rede pública de saúde da Bahia ganhou um reforço com a entrega de uma nova sala de cirurgias gerais...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar