Salvador, 18 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

SPM e Sesab realizam Celebração das Luzes, nesta quarta-feira (15), na Alba, no Dia Mundial da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil

As Secretarias das Mulheres (SPM) e da Saúde do Estado (Sesab) realizam, nesta quarta-feira (15), Dia Mundial da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, às 16h, o Ato dos Cuidados Paliativos Perinatal e Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Na ocasião, acontecerá a Celebração das Luzes, um movimento global criado em função da data, quando famílias enlutadas acendem velas, criando uma onda de luz contínua, ao redor do mundo, para homenagear e lembrar seus bebês que partiram, que são amados e nunca serão esquecidos.
A iniciativa faz parte da programação desenvolvida, neste mês de Outubro, que reúne datas simbólicas como o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (11/10) e de Conscientização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil (15/10)).
O Objetivo é evidenciar a importância de políticas públicas sensíveis e humanizadas voltadas ao acolhimento de pessoas e famílias em situações de fragilidade, luto e reconstrução emocional.
Na quinta-feira (16), a Casa da Mulher Brasileira sediará a Roda de Conversa sobre Cuidados Paliativos Perinatal, das 9h às 12h. Já no dia 25, às 16h, será promovida a Corrida e Caminhada Semana Helena de Sensibilização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, com saída às 6h, da Igreja da Conceição da Praia, em direção à Colina Sagrada, no Bonfim. A programação segue até o dia 30, com o Encontro de Cuidados Paliativos Perinatal com Maternidades da Estratégia Qualineo, das 9h às 17h, no Auditório das Sesab. No mesmo dia, às 14h, acontecerá uma audiência pública da Semana Helena de Sensibilização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, na Câmara Municipal de Salvador.
A programação, alusiva ao mês, começou no domingo (12), com o Sarau Semana Helena de Conscientização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, às 16h, no Morro do Cristo. A Semana Helena foi instituída pela Lei nº 14.558/2023 como parte do calendário oficial da Bahia. A iniciativa prevê a realização anual de ações de sensibilização e apoio às famílias que passaram por essas perdas e leva este nome em homenagem à filha da professora Flávia Carvalho, que perdeu Helena na 37ª semana de gestação. A professora transformou sua dor em ativismo, lutando pelos direitos e pela visibilidade das mães e famílias que enfrentam essa experiência.

Deixe um comentário

Veja também

convocacao_ultima_selecao_2025
Ancelotti confirma Neymar e deixa Luciano Juba de fora da Copa do Mundo
Sem muitas surpresas, o técnico da Seleção Brasileira, o italiano Ancelotti divulgou há pouco, no Museu...
morta
Canabrava: casal é encontrado morto dentro de casa; caso é investigado pela Polícia Civil
Um casal foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro de Canabrava, em Salvador, no domingo...
Lula
Terras raras: "Brasil não abre mão de sua soberania", diz Lula
Presidente inaugurou linhas de luz síncrotron do Projeto Sirius O presidente da República Luiz Inácio...
Fiocruz
Justiça Federal manda derrubar perfis com desinformação sobre Fiocruz
Ação indica publicação de fake news como dados oficiais da instituição A Justiça Federal do Rio de Janeiro...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei