Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

STF define limites para atuação do Ministério Público em entidades esportivas em decisão por maioria

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por maioria, a legitimidade do Ministério Público (MP) para atuar em casos envolvendo entidades desportivas quando houver violação de direitos coletivos. A decisão, no entanto, estabelece que essa intervenção não deve abranger questões estritamente internas dessas organizações, exceto em situações de descumprimento da lei, da Constituição Federal ou em investigações criminais e administrativas.

O julgamento ocorreu em sessão virtual encerrada em 8 de agosto, no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7580, relatada pelo ministro Gilmar Mendes. No voto, ele afirmou que a Constituição e a legislação brasileira autorizam a atuação do MP em temas esportivos, desde que vinculados à defesa de direitos individuais ou coletivos.

“Essa atuação não pode ultrapassar o âmbito de autogoverno garantido constitucionalmente às entidades”, destacou Gilmar Mendes, ressaltando que exceções só se aplicam em apurações de crimes, infrações administrativas ou violações legais.

O entendimento do relator foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Nunes Marques e Dias Toffoli.

Bahia Notícias

Veja também

Luciano Juba
Destaque do Bahia, Luciano Juba entra na pré-lista de Ancelotti para a Seleção Brasileira
O lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, está na pré-lista do técnico Carlo Ancelotti para os amistosos...
salvador elevador lacerrda bts
Em Salvador, quem estiver na seção eleitoral às 17h poderá votar
Senhas serão distribuídas a eleitores com problemas de deslocamento O corregedor-geral da Justiça Eleitoral,...
nunesmarques
Pedido para ampliar horário de votação será avaliado, afirma Marques
TSE analisa pedido após problemas no transporte de eleitores O presidente do Tribunal Superior Eleitoral...
pablosalvador
TRE-BA determina prisão de secretário de Mobilidade de Salvador
Justiça também ordenou liberação de 100% da frota de ônibus da cidade O presidente do Tribunal Regional...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos