Salvador, 22 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

STF volta a julgar marco temporal para demarcação de terras indígenas

Corte ouve hoje sustentações orais das partes envolvidas
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quarta-feira (10) quatro processos que tratam do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Na sessão de hoje, a Corte vai ouvir as sustentações orais das partes envolvidas. A data da votação dos ministros será marcada posteriormente.

Dois anos após a Corte declarar o marco inconstitucional, os ministros voltarão a julgar o tema.

Em 2023, o STF considerou que o marco temporal é inconstitucional. Além disso, o marco também foi barrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vetou o projeto de lei em que o Congresso validou a regra. Contudo, os parlamentares derrubaram o veto de Lula.

Dessa forma, voltou a prevalecer o entendimento de que os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Após a votação do veto presidencial, o PL, o PP e o Republicanos protocolaram no STF ações para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal.

Por outro lado, entidades que representam os indígenas e partidos governistas também recorreram ao Supremo para contestar novamente a constitucionalidade da tese.

Antes de retomar o julgamento, o STF realizou diversas audiências de uma comissão de conciliação entre as partes envolvidas na questão. A conciliação foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações.

Contudo, a Articulação dos Povos Indígenas (Apib), principal entidade que atua na defesa dos indígenas, decidiu se retirar da conciliação, por entender que não há paridade no debate.

Agência Brasil

Veja também

Mamografia
Feira de Santana: Campanha Outubro Rosa oferece 500 vagas para consultas e exames
A Prefeitura de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, abriu nesta segunda-feira (21) o agendamento...
Arthur
Arthur Elias convoca 28 jogadoras para amistosos da Seleção Feminina contra Argentina
O técnico Arthur Elias convocou, nesta terça-feira, 28 jogadoras para os próximos compromissos da Seleção...
jogo feminino
Dois anos depois, Corinthians e São Paulo decidem Brasileiro Feminino
Dois anos depois, Corinthians e São Paulo decidem Brasileiro Feminino O campeão brasileiro feminino de...
Hand with pen over application form
Guia do Enem reúne orientações e métodos de estudo para provas
Iniciativa ajuda o participante a se preparar melhor para o exame A 47 dias para aplicação das provas...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos