O Teatro Alberto Martins (TAM) recebe nesta sexta-feira (10) e sábado (11), às 19h, o espetáculo “A fuga para frente”, da Áttomos Cia. de Dança, com entrada gratuita. Na primeira noite de apresentação, a montagem contará com audiodescrição; já na sessão do dia seguinte, antes do espetáculo, acontece participação especial do grupo de dança Cia. Sinha Guimarães.
Na obra, criada e dirigida por Anderson Rodrigo, cenas imagéticas transitam do campo das ideias ao corpo presente, questionando o senso comum e a trajetória de cada pessoa. Em cena, metáforas visuais se desdobram: os chapéus cenográficos, símbolos de ideias autoritárias e opressoras, manipulam e aprisionam, até serem retirados em diferentes intensidades e velocidades. O espetáculo costura as urgências do cotidiano: acordar, correr, trabalhar, desejar sempre mais.
A apresentação integra a programação de celebração aos 25 anos da Áttomos Cia. de Dança. Ao longo da estrada, o grupo vem construindo uma trajetória marcada pela inventividade cênica e pela pesquisa contínua em dança, seja coletiva ou individual, sempre a partir de um ponto de vista poético e imagético. A companhia busca despertar no público sentidos múltiplos, tornando cada espetáculo um espaço de participação e experiência compartilhada.
O projeto foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) via PNAB, direcionada pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC). A apresentação no TAM conta com apoio institucional da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Foto: André Frutuôso