Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Trabalhadores da fábrica da BYD em Camaçari embarcam para intercâmbio de capacitação na China

O Programa de capacitação internacional já beneficiou 45 colaboradores e reforça o papel de Camaçari como polo estratégico da indústria de mobilidade elétrica.

A BYD Brasil segue reforçando seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de seus profissionais. Nesta segunda-feira (08/09), um novo grupo de funcionários da fábrica de Camaçari embarca para a China, onde participarão de um programa intensivo de capacitação técnica diretamente em uma das fábricas de baterias da companhia em Xi’an, na província de Shaanxi.

O treinamento, custeado integralmente pela empresa, inclui transporte, hospedagem e alimentação, garantindo que os participantes possam se dedicar exclusivamente ao aprendizado. Ao todo, 45 trabalhadores desse setor já foram beneficiados pela iniciativa, que tem como objetivo alinhar a equipe baiana às tecnologias mais avançadas e aos padrões internacionais de produção da divisão de baterias.

Desde o início do programa, profissionais da BYD na Bahia já foram enviados para cidades estratégicas na China, como Xi’an, Zhengzhou, Luhe e Shenzhen, onde tiveram contato direto com tecnologias de ponta e processos inovadores. A diversidade dos destinos amplia a experiência dos colaboradores e garante uma visão abrangente sobre a operação global da companhia.

A expectativa é que o conhecimento adquirido na China seja aplicado de forma prática no Brasil, trazendo ganhos de eficiência, qualidade e autonomia para a operação local. Além de impactar diretamente a produção, o intercâmbio fortalece a região de Camaçari como um polo estratégico para a indústria de mobilidade elétrica.

Para os trabalhadores, a oportunidade também tem um impacto pessoal e profissional significativo. Moradora de Camaçari, Juliete Fernandes, analista de planejamento da produção da BYD em Camaçari, é uma das participantes desta nova etapa do intercâmbio”Tudo é muito novo: conhecer novas pessoas, novos softwares e entender de perto como é feito o planejamento da produção de baterias na China. Quero aproveitar ao máximo para aprofundar meus conhecimentos e trazer essa experiência para a nossa operação em Camaçari.

É muito gratificante perceber que a empresa valoriza os talentos locais e abre espaço para quem é daqui. Estou ansiosa para conhecer a cultura, os pontos turísticos e a culinária da China, mas vou de coração aberto, levando comigo o meu talento, a alegria baiana e o amor brasileiro.”

Amanda Monteiro, analista de RH da BYD Camaçari, destaca:

“Este intercâmbio representa um investimento direto no capital humano da BYD. Estamos oferecendo aos nossos colaboradores uma experiência única de aprendizado e inovação, que não apenas valoriza o desenvolvimento individual, mas também contribui para acelerar a transformação tecnológica e econômica da região. Queremos que Camaçari seja reconhecida como um polo de referência em baterias e mobilidade elétrica, e esse projeto é um passo decisivo nessa direção.”

Quem já participou do intercâmbio confirma o impacto da experiência. Artur Campos, líder de manutenção da BYD em Camaçari, que está na empresa há apenas cinco meses, destaca:

“Quando cheguei lá, tive uma grande surpresa ao ver pessoalmente o tamanho da BYD na China. A empresa praticamente movimenta as cidades onde tem unidades. Tivemos a oportunidade de conhecer novas tecnologias e foi uma experiência incrível.

Enquanto estava lá, imaginei como seria trazer aquela tecnologia, toda aquela imensidão e a quantidade de empregos gerados para Camaçari. Ver tantas pessoas focadas e dedicadas me fez sonhar com essa mesma realidade aqui no Brasil.”

Com iniciativas como esta, a BYD reafirma sua missão de unir tecnologia de ponta e desenvolvimento social, promovendo a formação de profissionais altamente qualificados e contribuindo para a consolidação de uma nova era da mobilidade sustentável no Brasil.

SOBRE A BYD

A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar