Salvador, 7 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Treinamento marca retomada das atividades de Educação Permanente do Samu em Camaçari

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Camaçari retomou as atividades do Núcleo de Educação Permanente (NEP). O objetivo é fortalecer a capacitação dos profissionais e garantir um atendimento cada vez mais ágil, eficiente e humanizado à população.

Marcando este reinício, na quarta-feira (20), foi realizado um treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS), voltado para condutores socorristas e técnicos de enfermagem do Samu e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. A capacitação abordou temas essenciais, como reconhecimento precoce de situações de risco, avaliação inicial da vítima, atendimento às emergências cardiorrespiratórias, realização correta da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), utilização do desfibrilador externo automático (DEA), e condutas padronizadas para atendimento seguro e eficaz.

O NEP vai promover treinamentos e atualizações técnicas não apenas para a equipe do SAMU 192. As capacitações vão contemplar ainda, além dos profissionais das UPAs, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos hospitais e demais serviços que integram a rede de urgência e emergência da rede municipal de saúde.

Segundo a coordenadora-geral do Samu 192 de Camaçari, Jamille Dias, a ampliação é fundamental para melhorar a integração entre os serviços. “Quando qualificamos não só a equipe do Samu, mas também os profissionais das demais unidades de saúde, fortalecemos toda a rede de atendimento. Isso reflete diretamente na agilidade, na segurança e na qualidade da assistência prestada à população”, destacou.

Além de cursos de BLS, o calendário de treinamentos do NEP será diversificado, e incluirá qualificação em Suporte Avançado de Vida (ACLS), atualizações de protocolos clínicos, e simulações práticas e capacitações multiprofissionais. O objetivo é padronizar condutas e melhorar a comunicação entre os diferentes serviços de saúde, garantindo respostas mais rápidas e eficazes nas situações de urgência.

Veja também

unnamed (44)
Alison dos Santos é campeão da temporada 2026 da Diamond League
Atleta do Pinheiros e recordista mundial, garantiu mais uma vitória neste sábado (5), ao concluir a prova...
filha pms
Suspeito de matar filha de policiais militares com tiro no rosto é identificado em Salvador
A Polícia Civil identificou um suspeito de envolvimento na tentativa de assalto que terminou com a morte...
 Secom PMSeito Bruno Reis no 7 de Setembro Foto Igor Santos SecomPMS (4)
No Campo Grande, Bruno Reis destaca representatividade do 7 de Setembro para autonomia e progresso do país
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta segunda-feira (7) da celebração dos 204...
Fachin
Ministro do STF, Fachin, aguarda explicações de ministros para decidir sobre crise
Prazo de 5 dias para manifestação vence na sexta-feira (11) O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige