Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

UFS Nova Vitória realiza Dia D de Prevenção da Saúde dos Hipertensos e Diabéticos

Com foco nos pacientes que não passaram por consultas há mais de seis meses, foi realizado o Dia D de Prevenção da Saúde dos Hipertensos e Diabéticos na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Vitória, nesta quinta-feira (28). Durante a ação, foram ofertados diversos serviços e atendimento multidisciplinar.

A motivação e o objetivo da iniciativa foram explicados pela gerente da unidade, Valmira Reis. “A ideia veio por conta do volume de pacientes com hipertensão e diabetes que temos desde a gestão passada. Então, diante dessa demanda, separamos um dia para que esse público, que não estava conseguindo vir, seja avaliado e acompanhado”, explicou.

Uma das médicas da USF Nova Vitória, Mariluce Cardoso Ribeiro, anunciou uma das novidades da iniciativa. “Vai ter eletrocardiograma [ECG], e todo paciente que o médico ou a enfermeira avaliarem a necessidade, a gente vai fazer aqui e agora na unidade. É um dia de prevenção”.

Para ter acesso aos serviços, a dona de casa Cosma Moreira de Souza, 63 anos, foi até a unidade, já que tem diabetes e hipertensão. “É bom, porque às vezes passamos por momentos, que não sabemos o que está acontecendo no corpo da gente. Então, foi muito bom a iniciativa de dar continuidade à situação da saúde. Ainda mais quando chega a uma idade que nunca sabe o que está acontecendo”, afirmou.

Também com diabetes e hipertensão, e sem fazer o acompanhamento necessário, a dona de casa Valdeci Santos, 64 anos, falou sobre a ação. “Achei bom, porque trouxe muitas pessoas. Eu estava com vários serviços pendentes. Já medi a pressão e a diabetes, agora vou esperar o eletrocardiograma e passar pelo médico”.

Durante a ação, os pacientes passam por triagem inicial, seguida de avaliações com equipe de enfermagem e médica; caso seja necessário passará por psicólogo, nutricionista, assistente social e agente comunitário de saúde (ACS); fará avaliação do pé diabético e prevenção cardiovascular; poderá atualizar o cadastro do Cartão da Família; fazer testes rápidos; tomar vacinas; utilizar os serviços de farmácia e de regulação; ser acolhido na sala de espera da unidade; além de participar de atividades recreativas e de interação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar