Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Vendas em bares e restaurantes crescem 0,4% em julho, segundo Índice Abrasel-Stone

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor apresentou queda de 0,9%

As vendas no setor de bares e restaurantes cresceram 0,4% em julho, segundo dados do Índice Abrasel-Stone, relatório mensal divulgado pela Stone em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Já com relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas reportaram queda de 0,9%.

O Índice Abrasel-Stone monitora o desempenho do setor de alimentação fora do lar em 24 estados brasileiros. Desenvolvido a partir da base transacional da Stone, o indicador oferece uma leitura precisa e atualizada sobre a variação das vendas no setor, com o objetivo de apoiar empreendedores na tomada de decisões mais estratégicas.

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, “as férias escolares trouxeram bom movimento principalmente às cidades mais turísticas, mas mesmo os centros urbanos mantiveram um nível de consumo positivo. O resultado do mês é animador e traz boa expectativa para o segundo semestre”.

Segundo Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, o mês de julho trouxe um alívio pontual para o setor, mas ainda dentro de um cenário desafiador. “Após a queda expressiva registrada em junho, o setor de bares e restaurantes voltou a crescer em julho, impulsionado, em parte, pelo avanço do mercado de trabalho e pela queda na taxa de desemprego. No entanto, o ritmo mais moderado na geração de empregos, aliado ao alto comprometimento da renda das famílias com dívidas e à inflação ainda elevada no segmento de alimentação fora do domicílio, mantém a pressão sobre o consumo. Esse conjunto de fatores indica que a recuperação deve ser gradual e requer atenção, especialmente para negócios que dependem diretamente do poder de compra dos consumidores”.

Análise regional e anual

Dos 24 estados contemplados pelo levantamento, sete estados apresentaram crescimento nas vendas do setor de bares e restaurantes em junho, na comparação anual: Rio Grande do Norte e Maranhão (3,3%), Piauí (2,7%), Paraná e São Paulo (1%), Goiás (0,3%) e Roraima (0,1%).

Já entre os estados com desempenho negativo, as maiores quedas foram observadas no Pará (6,8%), Tocantins (5,9%), Mato Grosso (5,6%), Alagoas (5%), Bahia (4,8%), Rondônia (3,4%), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (2,9%), Pernambuco (2,8%), Paraíba e Minas Gerais (2,3%), Rio de Janeiro (2,1%), Espírito Santo (1,3%), Mato Grosso do Sul (0,6%), Ceará (0,5%) e Amazonas (0,4%). Sergipe manteve estabilidade, com 0% de variação.

O Índice Abrasel-Stone está disponível no site da Abrasel e no hub de conteúdo da Stone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!