Salvador, 29 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Vila Maria Bonita Itinerante é aberta nesta quinta com cortejo no Centro de Camaçari

Foto: Juliano Sarraf

Levando a tradição, os ritmos e o colorido dos festejos juninos a diferentes localidades do município, o Projeto Vila Maria Bonita Itinerante, promovida pela Secretaria da Cultura de Camaçari (Secult), será aberto nesta quinta-feira (10), às 16h, com um cortejo que percorrerá vias do Centro da cidade.

O trajeto terá saída da Praça Desembargador Montenegro e seguirá pela Avenida Getúlio Vargas, passando pelas ruas Adelina de Sá e Costa Pinto, pela Praça Abrantes, retornando à Getúlio Vargas, onde o cortejo encerrará no coreto montado no local.

Durante o percurso, a animação será garantida com atrações que celebram a identidade nordestina, reunindo grupos que representam a força da cultura da terra. A programação conta com apresentações da Companhia Corpo e Expressão, Dança Ancestral Contemporânea e Cia. de Dança Angela Cheirosa; além do grupo Severino e Sua Catrupia, com o autêntico forró pé de serra; e das quadrilhas Canjica Mole e Junina Popular de Abrantes.

O cortejo ainda inclui o Nano Trio Bypass, que agita a festa com o “Pranchão Cultural”. Para completar o evento, o público poderá conferir o show da banda Filé de Camarão, que levará o melhor do repertório junino para o coreto.

A Vila Maria Bonita Itinerante é realizada através do edital de Seleção Pública da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur), no qual a Secult foi contemplada. A iniciativa ainda contará com programação no próximo sábado (13) e domingo (14), na localidade de Vila de Abrantes, na orla do município; e nos dias 20 e 21 de junho durante o Camaforró, no Espaço Camaçari 2000.

A titular da Secult, Elci Freitas, destaca que o projeto tem como objetivo descentralizar os festejos juninos e valorizar a cultura popular, promovendo o turismo e a economia local. “A conquista deste edital é um reconhecimento do trabalho sério que Camaçari realiza na preservação das nossas raízes. A Vila Maria Bonita Itinerante vai levar alegria para sede e orla, reforçando que o nosso São João é um dos mais fortes e tradicionais da Bahia”, celebrou.

Veja também

neymar copa
“Meu momento já foi”: Neymar confirma aposentadoria da Seleção Brasileira
Neymar confirmou que não voltará a defender a Seleção Brasileira. A declaração foi dada na noite da última...
PM
Nazaré: operação conjunta destrói acampamento de facção criminosa
Uma ação integrada entre as Polícias Militar e Civil desarticulou, na tarde desta terça-feira (28), um...
Furto
Boca do Rio: homem é flagrado furtando caminhão do Mercado Livre
Na manhã desta quarta-feira (29), um homem foi flagrado furtando mercadorias de um veículo de entregas...
LGBT
Grupo Arco-Íris denuncia apagamento LGBTI+ nos dados policiais do Rio
Estado não enviou informações ao Anuário de Segurança Pública O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ (GAI)...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026