Salvador, 29 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Chuvas em Salvador devem persistir até o final de abril

O avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico e um sistema de baixa pressão favoreceram significativos acumulados de chuva em todas as áreas de Salvador nestes sábado (20) e domingo (21), que devem persistir ao longo do restante do mês de abril.

As seguintes localidades tiveram os maiores acumulados de chuva: Praia do Flamengo – Parque das Dunas, com registros de 52,2 mm; San Martin com 41,0 mm; Capelinha – Vila Picasso com 40,6 mm; Uruguai 39,6 mm; São Gonçalo 38,8 mm; Bom Juá 38,2 mm; e Cabula – 19BC 38,0 mm.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nos próximos dias o tempo em Salvador continuará com variação de nebulosidade, acompanhada por chuvas moderadas. Não se descarta a possibilidade de chuvas fortes.

“Até o momento já registramos cerca de 600 mm de acumulados de chuva neste mês de abril, superando a média histórica para todo o mês, que é de 284,9mm, sendo que já ultrapassamos os recordes. É importante que todos estejam atentos. O solo continua encharcado; as nossas equipes de engenheiros, arquitetos e geólogos estão em campo, realizando vistorias, e nossa equipe do Cemadec está atenta”, ressaltou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Ainda segundo ele, “todos precisamos fazer a nossa parte: em caso de risco, se afaste imediatamente do local, disque 199 e aguarde a presença de um de nossos técnicos para que seja realizada a vistoria e para que, acima de tudo, vidas sejam preservadas”.

Ocorrências – As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Veja também

55617475742_7d9dc0baf2_k
Bahia faz boa partida, vence o São Paulo e retoma sexta colocação
O Bahia conseguiu um bom resultado na noite desta quarta-feira, pela 33ª rodada do Brasileirão. O tricolor...
FotoDivulgação Serin
Governo do Estado monitora municípios e rodovias atingidos por fortes chuvas na Bahia
Em razão das fortes chuvas que atingiram cidades de diversas regiões da Bahia nesta terça e quarta-feira...
Trump
Trump diz que não vai se "envolver", após carta de Flávio Bolsonaro
Presidente dos EUA voltou a questionar sem provas a eleição brasileira O presidente dos Estados Unidos,...
Senador diz que carta golpista de Flávio Bolsonaro foi um "desabafo"
Coordenador de campanha do PL admite não ter prova de fraude eleitoral
Senador diz que carta golpista de Flávio Bolsonaro foi um “desabafo” O senador Rogério Marinho...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos