Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Congresso de Transplantes tem palestra com primeiro médico a fazer transplante de fígado no país

Em um dos momentos mais edificantes e importantes do I Congresso Nordeste de Transplantes, o médico paulista Silvano Raia deu a palestra Perspectivas Futuras dos Transplantes na tarde da última quarta-feira (5). Aos 93 anos, Raia foi o primeiro cirurgião do país a realizar um transplante de fígado e, em gravação diretamente do hospital, brindou os mais de 400 profissionais presentes no Quality Hotel, em Salvador, onde acontece o evento, com sua visão para os próximos anos na área.

“Ter um profissional como o Dr. Raia nesse evento só mostra o tamanho dele e o quanto estamos empenhados em fazer do Congresso Nordeste de Transplantes um marco grandioso para nossa região”, afirmou Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e que é promotor do evento. O médico paulista é ainda professor emérito da Faculdade de Medicina da USP e membro da Academia Nacional de Medicina.

Na quinta-feira (6), o congresso seguiu com mesas temáticas, palestras, painéis e apresentação de pôsteres por parte de profissionais que desenvolveram trabalhos relacionados a transplantes, políticas públicas e relacionamento entre profissionais da área e familiares de possíveis doadores. Membros das centrais estaduais de transplantes contaram suas experiências nos estados nordestinos com o objetivo de trocar informações em busca do aumento de doadores de órgãos na região.

Pela tarde, Raíssa Barreto, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, e Régis Pinheiro, da Defensoria Pública do Estado do Ceará, apresentaram aos participantes do congresso questões jurídicas envolvendo a autorização de doação de órgãos, com casos concretos e dirimindo dúvidas que podem auxiliar os profissionais de saúde no processo de convencimento de familiares e de segurança jurídica envolvendo a prática.

O I Congresso Nordeste de Transplantes acontece até esta sexta-feira (7), seguido pelo Simpósio Nordeste de Transplante de Medula Óssea, com início nesta sexta, e pelo Simpósio Nordeste de Transplante Cardíaco, que ocorrerá no sábado (8).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar