Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Missas, tríduo e desfile marcam a Festa de Reis na paróquia da Lapinha; confira programação

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, em Salvador, fará o tríduo em preparação à Festa dos Santos Reis a partir desta quarta (3) até sexta-feira (5), sempre com início às 19h, na Matriz.

Como parte dos festejos, na noite de sexta-feira, logo após a Santa Missa, haverá o tradicional Terno Anunciação, também conhecido como desfile do Terno de Reis, quando os fiéis saem pelas ruas do bairro.

Este ano, a festa tem como tema “Como os Santos Reis ofertamos ouro, incenso e mirra”. O ponto alto das celebrações será no sábado (6), quando a festa terá início com a alvorada, às 6h.

Em seguida, será realizada uma missa às 8h, que vai ser presidida pelo pároco Romildo Pires. Por fim, às 19h, a missa será comandada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.

Durante as celebrações preparatórias, e também no dia festivo, os fiéis são conclamados a realizarem gestos concretos por meio da doação de copos descartáveis (3 de janeiro), água sanitária (4 de janeiro), sabão em pó (5 de janeiro) e desinfetante e detergente (6 de janeiro).

Festa dos Santos Reis

A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.

Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos do Oriente, foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

Serviço

Solenidade da Epifania do Senhor – Festa de Reis
Quando: 
Tríduo: de 3 a 5 de janeiro | Festa: 6 de janeiro
Onde: Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, em Salvador

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!