Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

‘JANEIRO BRANCO’: Terapias alternativas são aliadas para a recuperação da saúde mental

As terapias alternativas estão cada vez mais consolidadas para a recuperação da saúde mental no Brasil. Pouco invasivas e praticamente livres de efeitos colaterais, os métodos, como acupuntura, são fortes aliados no enfrentamento da ansiedade, estresse, depressão, bipolaridade, burnout, entre outros transtornos mentais.

No Brasil, 11,3% das pessoas relatam ter recebido diagnóstico de depressão. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, em abril de 2022, com resultados da Pesquisa Vigitel 2021. Para alertar sobre a importância do cuidado com a mente, a campanha do Janeiro Branco tem o intuito de conscientizar e chamar atenção para sintomas, que às vezes passam despercebidos, mas que podem despertar problemas sérios de saúde.

O médico acupunturiatra, anestesiologista e clínico da dor, Walter Viterbo explica que a acupuntura não trata apenas sintomas isolados, foca em equilibrar o corpo como um todo. “A abordagem holística vai cuidar das raízes que ocasionam o transtorno para que o sistema nervoso se fortaleça, a fim de proporcionar um senso duradouro de calma e serenidade. Além disso, o paciente vai sentir uma melhora significativa dos sintomas e, por consequência, reduzir a necessidade de remédios”.

A acupuntura é um método não invasivo e praticamente livre de efeitos colaterais, tornando-a uma alternativa atraente para aqueles que desejam aliviar transtornos mentais sem recorrer a medicamentos. Sessões regulares de acupuntura não apenas proporcionam um alívio, mas também podem ajudar a prevenir o acúmulo crônico de estresse, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a longo prazo.

Viterbo ressalta ainda que a Campanha ‘Janeiro Branco’ tem o intuito de reforçar que todo mundo tem direito de cuidar do seu bem-estar emocional e psicológico. “Esses fatores deveriam ser prioridade em suas vidas e receber a mesma atenção que as doenças físicas, uma vez que, a saúde mental é fundamental para o funcionamento do corpo”.

Protocolo SEMEAR SEMPRE

O protocolo ‘SEMEAR SEMPRE’ criado pelo médico Walter Viterbo, trabalha o controle do estresse atuando em áreas importantes da vida do paciente. A campanha dá dicas sobre o sono, exercícios, metas, exames, alimentação, relacionamento, sexualidade, escolhas, medicamentos, práticas complementares, ressignificação e espiritualidade importantes métodos para reduzir os impactos e frequências de alergias e inflamações no corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar