Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Política de cuidados é fundamental ao combate a desigualdade, diz Dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na manhã desta quarta-feira (3), a proposta de projeto de lei (PL) que institui a Política Nacional de Cuidados. A assinatura ocorreu no final da reunião do Conselho da Federação, da qual participaram, além de Lula, ministros, governadores e prefeitos.

Para o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a aprovação do PL é fundamental para que o país possa enfrentar “desigualdades estruturais” e “garantir uma eficiente política de cuidados”.

“Nossa preocupação é estabelecer um marco regulatório para um desafio que o Brasil e o mundo enfrentam”, declarou Dias ao comentar o teor da proposta elaborada em conjunto com os ministérios das Mulheres e dos Direitos Humanos e Cidadania e previamente discutida com representantes de 20 ministérios, estados, municípios e especialistas acadêmicos.

“Quem cuida, normalmente, são mulheres negras, pobres, que dedicam a vida inteira a cuidar de outras pessoas e, muitas vezes, por isso mesmo, não estudam, não trabalham [formalmente], não tem previdência social e, portanto, não tem amparo”, comentou o ministro

O texto prevê a garantia de direitos tanto para os que necessitam de cuidados quanto para as pessoas que cuidam (remuneradas ou não), além de promover as mudanças necessárias para uma divisão mais igualitária do trabalho de cuidados dentro das famílias e entre a comunidade, o Estado e o setor privado. O projeto de lei agora será enviado para o Congresso Nacional, podendo ser modificado por deputados federais e senadores antes de ir à votação.

“Contamos com o apoio e o comprometimento de todas as autoridades e técnicos para transformar essa visão de cuidados em realidade”, destacou Dias, revelando contar com uma “tramitação célere, prioritária” da proposta. “Em 2023, o presidente Lula criou um grupo de trabalho interministerial a partir do qual dialogamos com o Congresso Nacional […] já com este entendimento de ganharmos tempo”, finalizou o ministro.

Agência Brasil

Veja também

Lula
Posse de Lula será em 5 de janeiro
Mudança está prevista em emenda constitucional de 2021 A posse para o quarto mandato do presidente Luiz...
congresso
Eleições 2026: oito partidos vão comandar 26 estados e o DF
O PL ficou com o maior número de governos estaduais, seis O resultado do segundo turno das eleições de...
simples_nacional_2101220209
Prazo para empresas escolherem modelo do Simples acaba nesta sexta
Reforma tributária antecipou escolha de regime puro ou híbrido Os micro e pequenos empresários precisam...
Flávio
Moraes manda Flávio entregar passaporte e o proíbe de deixar o país
Decisão está em segredo de Justiça e foi divulgada pelo senador O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos