Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Festival cultural ‘Alegare’ acontece neste domingo (28) no Espaço Subúrbio 360

A Fundação Gregório de Matos (FGM) promove neste domingo (28) o Festival “Alegare”, no Espaço Cultural Boca de Brasa, no Subúrbio 360, em Coutos. O evento contará com apresentações de jovens artistas independentes de todas as regiões da cidade, em diversas áreas artísticas. Além disso, o festival celebra o terceiro aniversário da Companhia de Artes “SoulArt”.
Klismann Schramm, responsável pelo festival e idealizador da SoulArt, enxerga o evento como uma oportunidade para mostrar a arte da companhia para pessoas que muitas vezes não têm acesso.
“Muitas vezes, a falta de oportunidades e recursos financeiros dificulta nosso trabalho enquanto artistas. Por isso, ter essa chance de usar um grande teatro para realizar nossas apresentações de forma gratuita, é algo muito significativo e gratificante. Acredito que a arte é um mecanismo transformador, capaz de transformar e alegrar mais nossas vidas”, define.
A programação se inicia às 12h30 com a Banda Neotropicalia, apresentando músicas e canções do Movimento Tropicália, seguida pelo Grupo Uzarte com o espetáculo “Nós”, às 13h20. Em seguida, às 14h10, haverá um bate-papo com UZ Cavalcante, discutindo questões de protagonismo da juventude nas artes. Às 14h40, acontecerá o show de MUSA.
O festival segue com a Companhia de Teatro SoulArt, que realizará, às 15h30, uma apresentação teatral inédita chamada “Através da Sua Lente”. Para finalizar, às 16h50, a Banda Soul subirá ao palco com um show inédito com várias músicas internacionais e nacionais até o encerramento. Além das apresentações, haverá na parte externa um museu exibindo outros projetos da SoulArt.
Perfil – Criado em 2021, ainda durante a pandemia, o grupo SoulArt nasceu com o objetivo de tornar a arte acessível, mostrando que é possível criar arte mesmo com poucos recursos e baixo orçamento.
Formado por integrantes de diversas regiões de Salvador, como São Caetano, Brotas e Subúrbio, além de outras áreas da Bahia, como Candeias e Lauro de Freitas, o grupo se destaca pela sua diversidade e compromisso com a inclusão cultural.

Foto: Bruno Concha/ Secom

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige