Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Cólica excessiva: descubra quando acender o alerta para a dor durante a menstruação

Médico ginecologista, especialista em endometriose e cirurgia minimamente invasiva, Alexandre Amaral explica que sentir dor não é normal e que, em alguns casos, pode ser sintoma de alguma doença

Apesar de naturalizada pela sociedade como algo normal, a cólica menstrual – dor causada pela contração do útero antes e durante a menstruação – pode ser um sinal de alerta para algum problema de saúde, principalmente quando é forte ou vem acompanhada de outros sintomas, como náusea, diarreia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. De acordo com o médico ginecologista, especialista em endometriose e cirurgia minimamente invasiva, Alexandre Amaral, os sintomas dolorosos no período da menstruação acontecem devido a contração uterina, que ocorre no processo de descamação do endométrio.

“Durante o período menstrual, o organismo produz em excesso a prostaglandina, substância que faz o útero se contrair para o sangue poder sair. Essa ação elimina o endométrio e pode resultar em dores e desconfortos durante o ciclo menstrual”, explica Alexandre.

Contudo, nem toda mulher sente essas cólicas, e nem toda mulher sente cólicas fortes. Segundo especialistas, de 30% a 50% das mulheres têm menstruações dolorosas. Portanto, as dores e desconfortos na região pélvica precisam de uma investigação adequada quando passam a impactar o dia a dia e demandar a utilização de medicamentos, como analgésicos.

De acordo com o ginecologista, as dores intensas e muitas vezes incapacitantes durante o período da menstruação podem sinalizar doenças como endometriose, adenomiose, miomatose uterina e inflamações pélvicas, entre outras. “Como são doenças inflamatórias, o diagnóstico precoce é fundamental para prevenir a progressão do quadro e garantir o bem-estar da paciente”.

Nesse cenário, o médico ressalta a importância do acompanhamento regular ginecológico, com a realização dos exames preventivos. “Existem muitos fatores que podem estar relacionados à cólica intensa. Somente diante de uma avaliação ginecológica criteriosa para identificar a causa e orientar o tratamento mais adequado para cada caso. Muitas pacientes levam anos para receber um diagnóstico e iniciar o tratamento correto por acreditarem que menstruação é sinônimo de sofrimento e isso não deve ser banalizado”, avalia Alexandre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar