Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Corredor verde do BRT de Salvador ganha novo plantio de árvores

A cidade de Salvador está se transformando em um modelo de integração entre mobilidade urbana e sustentabilidade. A Prefeitura, através das secretarias de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e de Mobilidade (Semob), deu mais um passo em direção à sustentabilidade com o plantio de 25 árvores de grande porte abaixo do Viaduto Rei Pelé, conectando a Rua Lucaia às avenidas Anita Garibaldi e Vasco da Gama.

 

Entre as espécies estão ipês de diversas cores, jacarandá-mimosa e pata-de-vaca, todas com mais de três metros de altura. Essa ação faz parte de um projeto maior para transformar o BRT Salvador em um corredor verde.

 

De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, o objetivo é consolidar o BRT como um corredor verde. “Estamos plantando mais de 6 mil árvores, complementando as 5 mil já plantadas na inauguração do BRT. Queremos melhorar a qualidade ambiental, trazer fauna de volta, como micos e aves, e criar um espaço mais sustentável e agradável para a população”, explicou.

 

As ações também visam incentivar o uso do transporte coletivo, considerado mais sustentável. O diretor de Planejamento de Transporte da Semob, Diogo Ferreira, reforçou a importância da arborização para a melhoria do ambiente urbano. “Estamos unindo esforços para tornar o BRT não só eficiente, mas também alinhado às mudanças climáticas e à justiça social, com impacto positivo na qualidade de vida dos moradores”, afirmou.

 

Além de promover arborização, o projeto do BRT também aposta na inovação no transporte público. O titular da Semob, Fabrizzio Muller, destacou que o sistema busca ser referência em sustentabilidade com 30% da frota elétrica e terminais de recarga movidos a energia renovável. “O BRT está devolvendo muito mais área verde do que foi retirada, demonstrando que grandes obras de infraestrutura podem coexistir com a preservação ambiental”, afirmou.

 

Moradores da região também comemoram a iniciativa. Para Hélio Nascimento, de 79 anos, o impacto vai além do paisagismo. “A cidade fica mais bonita e saudável. As árvores melhoram o ar que respiramos. É um trabalho digno de elogio”, declarou.

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026