Salvador, 27 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 60 prisões em 2025

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) colaborou com a prisão de 62 foragidos da Justiça, nos oito primeiros dias deste ano. Nas últimas 24 horas, oito capturas foram realizadas com o auxílio da ferramenta em áreas monitoradas em Dias D’ávila, Itamaraju e na capital baiana.

Em Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, o homem procurado por homicídio foi identificado pelas equipes do videomonitoramento do CICOM/Teixeira de Freitas. A prisão foi realizada por policiais militares da 43ª CIPM.

Em Salvador, equipes do Batalhão Gêmeos, das 11ª e 15ª CIPMs, além do 18º Batalhão da Polícia Militar, receberam os alertas do CICOM Salvador/RMS e prenderam os foragidos pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.

Já em Dias D’ávila, guarnições da 36ª CIPM efetuaram a prisão de um homem com o mandado expedido por falta de pagamento de pensão alimentícia.

Recorde em 2024

O balanço da Secretaria da Segurança Pública divulgado na terça-feira (07) contabilizou 1.132 prisões realizadas em 2024 com o apoio do Sistema de Reconhecimento Facial. Desde a implantação, em 2018, 2.447 procurados foram capturados após alertas da ferramenta. A tecnologia está presente em 81 cidades e é utilizada em grandes eventos na capital e no interior do estado.

Veja também

morto
Chapada Diamantina: jovem de 20 anos é morto a tiros; violência gerou tumulto
Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (26), no centro de Itaberaba,...
Feira de Santana - ACM (2)
Prefeitura na Bahia é punida após expor dados de 1,2 mil pessoas, incluindo pacientes com HIV
A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) puniu a Prefeitura de Feira de Santana, segunda maior...
Lapa
Mudanças em pontos de ônibus da Estação da Lapa são adiadas e terão início nesta terça-feira
A Secretaria de Mobilidade (Semob) adiou mais uma vez o início das alterações em pontos na Estação da...
Polícia civil
Polícia Civil resgata homem sequestrado em Pirajá e mantido em cativeiro no Calabetão
A Polícia Civil libertou nesta segunda-feira (26) um homem que havia sido sequestrado durante a madrugada...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos