Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Como o hipismo ajuda na formação de jovens atletas?

Em constante crescimento no país, o hipismo é um esporte proveniente de uma prática que remonta a milhares de anos e que vem ganhando cada vez mais adeptos da nova geração. Com benefícios significativos para a formação de jovens atletas, a prática exige o desenvolvimento de aprendizados, habilidades e responsabilidades desde cedo.

Na Bahia, o hipismo tem se consolidado como uma prática em crescimento, com cada vez mais atletas se destacando em competições regionais e nacionais. No estado, a Vila Hípica Verona, localizada em Camaçari, ganhou projeção por revelar novos talentos e fortalecer a presença da Bahia no cenário do hipismo brasileiro.

Segundo as atletas e sócias da Vila Hípica Verona, Paula Solano e Érica Campos, a prática demanda disciplina, trabalho em equipe e respeito, pois um dos aspectos mais importantes dessa modalidade é a conexão e cuidado que o cavaleiro ou amazona precisa ter com as necessidades do cavalo que monta. “A interação com o animal é fundamental. O cavaleiro ou amazona que reconhece que o cavalo depende dele buscará manter os cuidados essenciais para que o animal esteja saudável e apto durante os treinos e competições”, destacam.

Além disso, como prática esportiva, a modalidade é fundamental para fortalecer na criança os pilares de educação, saúde e bem-estar, reforça Paula Solano, que também é campeã baiana de hipismo. “Esporte é lição de vida. Com ele, aprendemos desde cedo a vencer, a perder e a ter disciplina. Por isso, bons atletas são também bons alunos e bons profissionais, é uma formação para a vida”, destaca a amazona.

Em 2024, a Vila Hípica Verona encerrou o ano com mais de 330 prêmios, conquistados ao longo de 17 provas. Segundo Paula, os resultados promissores demonstram o cuidado e a excelência do trabalho realizado em equipe. “No ano passado, todas as alunas que se propuseram a fazer o ranking foram classificadas, reforçando a dedicação e o compromisso de nossas amazonas, assim como o acompanhamento integral que realizamos antes, durante e depois de cada prova. Estamos orgulhosas de contribuir para essa evolução e para a formação de uma nova geração de atletas”, afirma Paula.

Vila Hípica Verona

Fundada em 2022 por duas amigas apaixonadas pelo hipismo, as sócias Paula Solano e Érica Campos, a Vila Hípica Verona, carinhosamente chamada de VHV, é uma escola de equitação para adultos e crianças que realiza treinamento e estabulagem de cavalos, treinamento de capacitação de atletas na equitação e no hipismo para iniciantes e avançados, passeios e comercialização de cavalos. Localizada na BA-531, km 10, em Camaçari (Bahia), a VHV tem como diferencial o atendimento de excelência, que engloba desde treinamento diário, planejamento estratégico dos atletas e animais, consultoria e auxílio aos atletas durante viagens e campeonatos até a manutenção do animal com estrutura completa e cuidado integrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar