Salvador, 2 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Consumidor continuará sem cobrança extra na conta de luz em fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter em fevereiro a bandeira verde, a menos onerosa, para a cobrança pelo fornecimento de energia elétrica pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Será a terceira vez consecutiva em que a tarifa mensal não sofrerá nenhum acréscimo.

A cor da bandeira decidida mês a mês reflete a variação dos custos de geração de energia aferida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda.

Nos meses chuvosos no Brasil, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das usinas hidrelétricas alcançam maior volume, o que dispensa geração de energia pelas termoelétricas, mais caras – além de poluentes por causa do uso de combustível fóssil.

O sistema de bandeiras, criado em 2015, funciona como um sinal de trânsito e informa ao consumidor a necessidade de economia de luz em razão da variação do preço para a produção de energia elétrica.

Agência Brasil

Veja também

Screenshot_2026-11-01-22-55-48-555_com.android
Palmeiras sai na frente do Vasco na semifinal da Copa do Brasil; Grêmio bate o Galo
Maurício fez o gol da vitória contra a equipe carioca Na primeira metade dos 180 minutos entre Palmeiras...
Screenshot_2026-11-01-22-51-39-552_com.android
Lula garante que programas sociais serão mantidos
Presidente criticou ainda a divulgação de fake news O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva...
com_reacao_incrivel_cruzeiro_bate_corinthians_e_leva_libertadores
Com reação incrível, Cruzeiro bate Corinthians e leva Libertadores Feminina
Vitória veio na disputa de pênaltis com virada do placar Em uma final emocionante, o Cruzeiro derrotou...
unnamed (48)
Quem conta a história de quem já morreu? Almeidas Indicam transforma cemitérios em lugares de memória
Na semana de Finados, trabalho dos jornalistas Léo e Rodrigo Almeida chama atenção para a preservação...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos