Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

CRO Bahia lança campanha de prevenção de câncer em lábios

O câncer de pele sempre é uma das principais preocupações para qualquer pessoa que costuma se expor ao sol, seja no trabalho, ou nas férias e folgas, numa praia ou clube, ou até mesmo praticando atividades físicas. Mas poucas pessoas se preocupam com os lábios, que podem desenvolver problemas graves, e até mesmo o câncer, caso não sejam bem protegidos.

Considerando as regiões da boca, o câncer em lábios é o terceiro tipo mais frequente de câncer, correspondendo de 25% a 30% de todos os tipos de câncer oral. Para alertar as pessoas que trabalham nas praias da capital baiana e a sociedade em geral sobre a importância fundamental da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, no dia 8 de fevereiro, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), lança a campanha de prevenção ao câncer em lábios às oito horas da manhã no Farol da Barra.

“Os trabalhadores de praia estão muito expostos a este problema que é o câncer de lábio e o câncer de boca de maneira geral.  Nós vamos examinar a boca de uma maneira geral, mas o foco da campanha é o câncer labial, porque no verão o rosto está muito exposto e o trabalhador precisa se conscientizar de que é uma região que precisa de proteção também. Ele precisa colocar protetor labial adequado, usar chapéu ou boné e fazer visitas ao dentista também para esse tipo de prevenção”, afirma o presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, Dr. Marcel Arriaga.

Durante toda a manhã, dentistas e estudantes de odontologia irão realizar o exame inicial de prospecção na boca dos trabalhadores. Nos casos suspeitos, as pessoas atendidas serão encaminhadas para a secretaria municipal de saúde e para Universidade Federal da Bahia para realização de outros exames mais detalhados e para biópsia nas situações que forem recomendadas.

A campanha que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Universidade Federal da Bahia, também irá atender trabalhadores das praias de Piatã/Patamares, Itapuã, Corsário, Praia do Flamengo, Ribeira e São Tomé de Paripe nos dias 09/02, 15/02, 16/02, 22/02, 23,02 e 08/03 respectivamente.

Além da avaliação, os trabalhadores também irão receber um kit de higiene bucal com protetor labial e viseira e um material informativo sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce.

“Esta é uma campanha sobretudo educativa para que estes trabalhadores possam se informar da necessidade de que tenha uma área que ele está exposto, que ele precisa se prevenir, que ele precisa se proteger, passar protetor labial, usar boné, usar viseira e procurar regularmente uma orientação do dentista ou do médico para ser avaliado”, acrescenta Arriaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...
LULA
Lula decidirá sobre PL da Dosimetria quando texto chegar ao Executivo
Projeto de lei ainda terá de passar pela avaliação do Senado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar