Em mais um ano de destaque para a Bahia no cenário internacional do bodyboarding, os atletas locais dominaram a primeira etapa do IBC World Bodyboarding Tour, realizada em Taghazout Bay, no Marrocos, entre os dias 1º e 16 de fevereiro. Pelo segundo ano consecutivo, um baiano ficou com o título: Uri Valadão conquistou o lugar mais alto do pódio, enquanto Gabriel Braga, campeão em 2024, repetiu a boa performance e ficou em terceiro.
A vitória de Valadão, um dos veteranos do esporte, foi marcada por sua performance nas águas marroquinas, com duas notas 10 e uma virada emocionante na final contra o francês Pierre Louis Costes. O triunfo repetiu a conquista de Gabriel Braga em 2024, mas trocando posições no pódio, com o jovem atleta ocupando o terceiro lugar este ano.
Para Valadão, a vitória refletiu sua paixão e dedicação ao esporte. “Muito feliz e emocionado. É coisa de paixão mesmo pelo que faço. Acho que por isso que consigo ainda estar em altíssimo nível ali. E nada melhor que começar o ano com uma vitória espetacular da forma que foi. Foi surreal, indescritível mesmo”, comentou Uri.
Gabriel Braga, que contou com o apoio do FazAtleta e da Bahiagás para essa temporada, destacou a importância do resultado no Marrocos. O pódio, logo no começo da temporada, confirma o bom trabalho feito nos últimos anos e reforça sua competitividade no cenário mundial.
Além das performances individuais, o resultado também é um reflexo do crescimento do bodyboarding na Bahia, com o apoio contínuo da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A parceria entre os atletas e o Governo do Estado tem garantido os recursos necessários para as viagens e competições.
O Circuito Mundial de Bodyboarding segue para sua próxima etapa em Iquique, no Chile, de 11 a 23 de maio, com Valadão e Braga ocupando, respectivamente, a primeira e a terceira posição do ranking mundial. Ao longo de 2025, o circuito contará com seis etapas, incluindo competições no Brasil, Portugal, Espanha, além de Marrocos e Chile.
Bahia Notícias