Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Semob realiza ação especial para coibir o transporte escolar clandestino na capital baiana

Com o intuito de coibir o transporte escolar clandestino em Salvador e reforçar a segurança das crianças, a Secretaria de Mobilidade (Semob) lançou a campanha “Não Embarque Seu Filho Nesta Viagem”, na manhã desta sexta-feira (26). A ação consiste na plotagem de adesivos perfurados nos veículos de transporte escolar para orientar os pais sobre a importância de contratar esse serviço regulamentado e os riscos de entregar as crianças para um transportador clandestino ou não credenciado pela Prefeitura.

Cerca de 90 condutores de carros e vans escolares estiveram presentes no pátio da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) para aderir à campanha, dentre eles o motorista Cleiton Maciel de 55 anos, morador do Caminho de Areia e atuante na região da Cidade Baixa, que ressaltou a importância da iniciativa.
“Acho muito importante essa ação, pois o transporte clandestino de crianças, além de ser perigoso, também é desleal. Na maioria das vezes os veículos não são adequados, mas ainda assim muita gente prefere esse tipo de transporte por oferecer um custo baixo, desconsiderando totalmente a segurança’, explicou o trabalhador.
Titular da Semob, Fabrizzio Muller explicou que a campanha é uma grande aliada na preservação da vida. “Estamos preocupados em garantir a segurança das crianças e principalmente conscientizar os pais e também as escolas, que às vezes indicam transportadores não regularizados, sobre a necessidade de segurança que nós temos nesse tipo de transporte. Por isso, a Prefeitura tem todo um cuidado com os regulamentos, desde a cobrança de cursos, certidões e documentações até a verificação do condutor e segurança do veículo”, disse o gestor.
A fiscalização para coibir o transporte escolar irregular ocorre diariamente, nos perímetros das escolas de Salvador, onde são abordados e, se necessário, podem ser autuados e removidos ao pátio da Transalvador, tanto os clandestinos (não cadastrados) como os cadastrados que não foram aprovados na vistoria. O cidadão que perceber alguma infração pode fazer a denúncia através do Fala Salvador 156, informando a localidade e características do veículo e do condutor.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026