Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Centro de Controle de Zoonoses passa por vistoria

Equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) realizou vistoria no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na manhã desta quarta-feira (19). O local passará, em breve, por requalificação com foco na ampliação do laboratório para aumentar os serviços ofertados à população.

A diretora de Vigilância Sanitária, Ana Paula Araújo, explicou que logo no início de janeiro foi feita uma avaliação no espaço. “Percebemos que o CCZ está desqualificado, com a estrutura muito degradada, um laboratório que não atende às demandas que o centro precisa atuar. E uma das prioridades é, justamente, a adequação desse espaço, com isso vamos conseguir fazer com que o fluxo estabelecido dos agravos, que acompanhamos dentro das questões de zoonoses, seja restabelecido de uma maneira adequada. Além de possibilitar que a gente consiga fazer as leituras melhores dos exames, que os agentes tenham um local digno para trabalhar, e possam atender a população de uma maneira mais digna”, afirmou.

A coordenadora da unidade, Raquel Wojtysiak, pontuou que a prioridade vai ser ampliar o laboratório e detalhou o trabalho realizado no local. “O laboratório de hoje faz leitura de lâmina de dengue, de esquistossomose, e os exames de leishmaniose. Os que dão positivo são enviados para o Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz] para contraprova. Queremos ampliar para doença de Chagas e esporotricose, que é bem incidente no município. O CCZ já faz muita coisa, e com a ampliação vamos conseguir ampliar também os nossos serviços”, explicou.

É importante esclarecer que o CCZ não faz assistência animal, o atendimento é voltado para animais que têm vinculação com as doenças zoonóticas (transmitidas entre animais e pessoas). O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mas para o atendimento é necessário entrar em contato através dos números de telefone (71) 3634-5743 ou 3634-5753. A orientação é necessária porque o atendimento pode ter necessidades específicas. Como, por exemplo, se for para fazer coleta de leishmaniose, o ideal é até às 12h, porque tem o tempo de processamento da amostra.

A Sesau já fez um plano da reforma e, ainda, esta semana receberá um profissional de arquitetura para fazer a adequação. A prioridade será o laboratório. Os demais ambientes, serão contemplados sucessivamente.

Estavam presentes na vistoria o prefeito Luiz Caetano; a vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos; a secretária da Saúde, Rosangela Almeida; além do vereador e líder do Governo na Câmara Municipal de Vereadores, Tagner Cerqueira.

Foto: Juliano Sarraf

Veja também

Maratona-Salvador-2025_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-90_12_11zon
Da caminhada à maratona, Salvador vira cenário para desafios de diferentes distâncias
Com percursos e níveis de dificuldade diferentes, a Maratona Salvador reúne modalidades para quem está...
unnamed (2)
Destaque do Maranhão, Tibúrcio retorna ao futebol goiano e mira mais um acesso pelo Tupy
O ano de 2026 tem sido o melhor do zagueiro Tibúrcio. Ele iniciou a temporada na Jataiense e atuou em...
unnamed
Com direito a assistência, Esquerdinha valoriza estreia pelo Picos no Campeonato Piauiense: “Tranquilidade para trabalharmos”
O grande objetivo do Picos em 2026 é conquistar o acesso para primeira divisão do Campeonato Piauiense....
PF
PF mira grupo suspeito de desviar encomendas postais
Mandados são cumpridos no Rio de Janeiro e em São Vicente (SP) A Polícia Federal (PF) cumpre três mandados...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige