Salvador, 27 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Chatbot da Prefeitura de Salvador registra 15 denúncias de violência contra mulheres nos primeiros dias do Carnaval

O Carnaval de Salvador 2025 tem sido marcado por diversas iniciativas voltadas para a proteção de grupos vulneráveis. Uma das novidades deste ano é o uso de tecnologia para facilitar a denúncia de agressões contra mulheres. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), criou um chatbot de denúncias disponível no WhatsApp que tem como objetivo agilizar o processo de denúncia e fornecer informações sobre os tipos de violência, direitos das mulheres e serviços de apoio.

 

Nos dois primeiros dias de operação, segundo a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o sistema registrou cerca de 15 ocorrências. “Estamos acompanhando de perto a questão da violência contra a mulher no Carnaval e sabemos que precisamos de políticas públicas cada vez mais eficazes. Desenvolvemos, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a customização de um aplicativo para tornar as denúncias mais eficientes e facilitar a localização dos espaços de apoio para as mulheres, como postos de saúde, DEAMs e nossos postos avançados de atenção à mulher”, disse.

 

“No aplicativo, há um espaço denominado ‘Proteção à Mulher’. Ao clicar ali, a usuária encontra opções para fazer a denúncia, obter informações e interagir com uma IA, que oferece apoio e orienta sobre o canal mais apropriado e o local mais adequado para atendimento, seja ela vítima ou testemunha da violência”, explicou a secretária Fernanda Lordêlo.

 

O Chatbot de denúncias da Prefeitura de Salvador está disponível pelo número de WhatsApp (71 98791-3420). Além do sistema, outras iniciativas de acolhimento e proteção também estão em vigor, como campanhas de conscientização e postos de acolhimento espalhados pelos circuitos do Carnaval, como o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher.

 

Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 27/2 a 5/3. A programação completa pode ser acessada no site (http://carnaval.salvador.ba.gov.br/) e, também, no Instagram (@salvadormeucarnaval).

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Veja também

Martínez
Vitória terá reforço de Martínez para duelo contra o Palmeiras
Após a derrota por 2 a 0 para o Remo, no último domingo (26), o Vitória terá um reforço importante para...
mdb
MDB decide não entrar na corrida presidencial
Partido não apoiará nenhum candidato; foco será nas alianças estaduais O Movimento Democrático Brasileiro...
Durigan
Durigan: dívida do Brasil é menor do que a de grandes economias
“Continua elevada, mas está sob controle”, diz ministro da Fazenda O ministro da Fazenda,...
24_04_2024_Chuvas-em-Salvador_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-20
Chuvas no Rio Grande do Sul atingem mais de 59 mil pessoas
Dados do governo do estado apontam que 488 pessoas estão desabrigadas O estado do Rio Grande do Sul foi...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026