Salvador, 9 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Saúde Íntima no Calor: como evitar o corrimento?

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, o corrimento vaginal é um problema que comumente incomoda as mulheres ao longo da vida e representa uma das principais causas de consultas ginecológicas, cerca de 30 % dos casos.

 

Com os dias quentes, é comum observar um aumento nos casos de corrimento no público feminino, devido a condições propícias ao desenvolvimento de infecções nas partes íntimas. Vários fatores, como umidade, calor e abafamento, são desencadeadores potenciais, mas medidas simples podem prevenir essas situações desconfortáveis.

 

De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Liliane de Melo Guimarães, parceira da DKT South America, ambientes como praias, piscinas e a exposição prolongada ao sol são propícios para o aumento da umidade e calor na região genital, facilitando o desenvolvimento de fungos. Além disso, má alimentação e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem comprometer a imunidade, aumentando a vulnerabilidade a infecções.

 

“A infecção genital feminina mais comum, a Candidíase, apresenta sintomas como corrimento branco e pastoso, coceira intensa, ardor, desconforto vaginal e vulvar. No entanto, medidas simples podem ajudar a prevenir esse incômodo”, complementa.

 

Escolher roupas adequadas, como calcinhas de algodão para favorecer a transpiração vaginal e evitar tecidos sintéticos (elastano e rendas) que podem abafar e umedecer a região, é fundamental. Além disso, é recomendável dormir sem calcinha para permitir a ventilação adequada.

 

Hábitos de higiene também desempenham um papel crucial. Evitar secar roupas íntimas no banheiro e passar o fundo da calcinha, ajudam a prevenir a proliferação de fungos, além disso, optar por lavar as peças com sabão de coco para evitar alergias, também é uma prática recomendada.

 

“Adotar uma vida saudável, restringindo o uso de sabonetes íntimos e absorventes diários, e evitando permanecer com o biquíni molhado por períodos prolongados, são medidas adicionais essenciais.” Nesse sentido, uma opção viável para quando se está naqueles dias, é utilizar coletores menstruais, como o Softcup da linha Prudence Íntima, que além de serem mais práticos e menos incômodos, te permitem aproveitar praia e piscina livre de preocupações. Também, melhorar a alimentação com frutas e alimentos saudáveis, e cuidar da imunidade através de descanso e sono adequados completa o conjunto de precauções, afirma a médica.

 

Por fim, a Dra. explica que havendo qualquer sintoma, é crucial procurar orientação médica para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. O verão é uma época para desfrutar, e adotar medidas preventivas simples pode garantir que as mulheres aproveitem ao máximo essa estação sem preocupações com a saúde íntima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

futebol
CBF divulga seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro foi decidido com antecedência, mas contou com diversos protagonistas até o fim...
unnamed (2)
João Victor, técnico do Manaus, avalia primeira semana de pré-temporada e manda recado ao torcedor: “Teremos uma equipe competitiva e vibrante”
A expectativa é grande para o Manaus visando a temporada de 2026, por isso na semana passada o clube...
unnamed (1)
Atacante Arthur Moura valoriza primeira temporada atuando no futebol coreano: “Experiência única”
Natural de São Paulo, Arthur Moura deu seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do Juventus/SP....
unnamed
Após classificação para Sul-Americana, André Henrique avalia nova temporada pelo Grêmio
O Grêmio se despediu de 2025 com uma goleada sobre o Sport por 4×0 e, de quebra, garantiu uma vaga na...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar