Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Dengue e diabetes: vacina é a melhor prevenção

O alto número de casos de dengue no Brasil em 2025 já preocupa autoridades e profissionais de saúde pública. O governo de São Paulo, por exemplo, decretou estado de emergência. O maior temor das autoridades é que os casos ultrapassem os 6,6 milhões registrados em 2024, com cerca de 6 mil óbitos, quando a dengue se espalhou por todo o País. Este ano há ainda um agravante, pois o sorotipo 3 da doença está se espalhando.
A dengue é uma infecção causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode afetar a todos, mas existem alguns grupos que têm mais riscos, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas e imunossuprimidos. As pessoas com diabetes estão dentro do grupo de risco, portanto é preciso tomar cuidado. Outro importante aspecto da doença é que, de forme geral, a dengue grave ocorre com mais frequência na segunda vez que as pessoas contraem a infecção.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as características das infecções que afetam as pessoas com diabetes são semelhantes às da população em geral. No entanto, podem apresentar maior gravidade e mortalidade, assim como nos outros grupos de risco citados.
Desde o ano passado o Brasil está imunizando contra a dengue. Na rede pública, podem ser vacinadas crianças e adolescentes de 10 até 14 anos. Na rede particular, pode ser administrada em crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos até 59 anos, tanto para quem já teve quanto para quem nunca teve dengue. O esquema de aplicação é de duas doses, com um intervalo de três meses. A vacina não é recomendada para quem tem mais de 60 anos, já que não há estudos sobre a segurança ou a eficácia da vacina para este grupo.
O pediatra e infectologista Marco Aurelio Safadi, coordenador do Departamento de Imunização em Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica que pacientes com diabetes, dentro das faixas etárias liberadas, podem ser vacinados. “Os pacientes que vivem com diabetes, especialmente quando adequadamente controlados, podem receber a vacina sem problema”, explica dr. Marco Aurelio.
Se a pessoa com diabetes tiver dengue, deve ser acompanhada em unidades de saúde ou pelo seu médico para identificar situações que possam sugerir a ocorrência de complicações da doença, sendo muito importante ficar atento aos chamados sinais de alarme para as formas mais graves da doença, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa, persistente, hemorragias, desmaios e pressão baixa, alteração do nível de consciência alternando sonolência e irritabilidade, dentre outros. Ao notar esses sinais, a pessoa deve procurar ajuda médica imediatamente, pois são situações que exigem a necessidade de internação.
Não existe um medicamento específico para a dengue, por isso o tratamento é apenas sintomático. “A hidratação é muito importante para evitar quadros mais graves da dengue”, explica o infectologista. Nos casos mais leves a hidratação é feita por via oral, sendo necessária a internação nos casos mais severos para a realização da hidratação por via endovenosa.
O que é a dengue

Trata-se de uma infecção causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Atualmente temos no País a circulação de três sorotipos do vírus dengue (DENV 1, DENV 2 e DENV 3) com aumento da proporção de DENV 3 desde o último trimestre de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar