Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Governador Jerônimo Rodrigues participa de missa em sufrágio da alma do papa Francisco

Na tarde desta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, participou da missa em sufrágio da alma de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.
A cerimônia reuniu os titulares das secretarias estaduais de Turismo (Setur-BA), Cultura (Secult-BA) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) Maurício Bacellar, Bruno Monteiro e Felipe Freitas respectivamente, além de outras autoridades, líderes religiosos, fiéis e representantes da sociedade civil, que prestaram suas homenagens ao líder da Igreja Católica, falecido nesta madrugada. Em um clima de profundo respeito e espiritualidade, os presentes expressaram sua gratidão pela trajetória de fé, diálogo e compromisso social do Santo Padre, que morreu em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca.
Frequentadora assídua das missas na Catedral, a dona de casa, Maria Célia do Nascimento, falou sobre o papa e a sua postura pastoral, além do impacto na vida dos fiéis. “Para mim, o Papa Francisco foi um verdadeiro exemplo de humildade e compaixão. Ele viveu a mensagem de Cristo de maneira tão simples, mas profunda. Sua forma de agir e ensinar refletiu o amor que Jesus tinha pelos mais necessitados, pelos marginalizados e por aqueles que estão em sofrimento”.
Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do legado do papa Francisco para o mundo, especialmente pelas suas mensagens de paz, justiça social e cuidado com os mais vulneráveis. “Primeiro é registrar aqui o profundo sentimento do povo da Bahia com a perda de um líder religioso mundial. O Santo Padre defendeu temas duros dentro da Igreja Católica, difíceis, como a questão da transição energética, o direito das mulheres, das comunidades LGBTQIA+, mas também defendeu temas internacionais como a paz mundial. Ele deixou um grande legado para a igreja católica, foi um líder ecumênico muito forte”, afirmou o governador.
A missa marcou um momento de união e oração coletiva pela alma do primeiro pontífice latino-americano e um dos papas mais queridos da história contemporânea da Igreja Católica. Segundo o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, “nós católicos recebemos com muito pesar a notícia do falecimento do papa Francisco. O papa que ligou a igreja às questões contemporâneas. Para nós, baianos, ele se reveste também de uma importância muito grande. Foi o papa que canonizou Santa Dulce dos Pobres e autorizou a abertura do processo de beatificação também de outras duas baianas. O mundo perde um dos seus principais líderes”.

Fotos: Matheus Landim/GOVBA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar