Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Lula parabeniza primeiro-ministro do Canadá por vitória nas eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, pela vitória do Partido Liberal nas eleições legislativas desta segunda-feira (28). “O Brasil deseja um novo ciclo de prosperidade para o povo irmão do Canadá. Vamos trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e de nossas democracias”, escreveu Lula, em nota divulgada nesta terça-feira (29).

“Queremos aprofundar nossa cooperação em áreas de interesse mútuo, como a promoção e a proteção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima. Temos interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá para diversificar e expandir nosso intercâmbio”, acrescentou.

Em 2024, a corrente de comércio entre Brasil e Canadá totalizou US$ 9,1 bilhões e os dois países também possuem relação de investimentos sólida e de longa data. Brasil e Canadá mantêm diversos mecanismos bilaterais e a cooperação educacional tem-se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos dessa relação. O Canadá é o país que mais recebe estudantes brasileiros no exterior.

Mark Carney, de 60 anos, é o atual primeiro-ministro do país norte-americano e assumiu o cargo após a renúncia de Justin Trudeau. O então líder dos liberais ficou no cargo por nove anos, desde novembro de 2015, sendo reeleito duas vezes, tornando-se um dos primeiros-ministros mais longevos do Canadá. Mas sua popularidade começou a cair há dois anos em meio aos preços altos e à escassez de moradias, e nunca se recuperou.

As projeções da votação indicam que o chefe do governo terá a maior fatia dos 343 lugares do Parlamento, mas ainda não é claro se os liberais conseguirão maioria, o que lhes permitiria aprovar legislações sem precisar de alianças.

O Partido Liberal venceu o pleito após uma campanha centrada nas ameaças feitas pelos Estados Unidos. Há alguns meses, o caminho parecia claro para o político Pierre Poilievre conduzir o Partido Conservador de volta ao poder, após os anos de comando de Trudeau. Mas o retorno de Donald Trump à Casa Branca e sua ofensiva contra o Canadá, com tarifas e ameaças de anexação, mudaram a situação e provocaram uma onda de patriotismo que aumentou o apoio a Mark Carney.

Agência Brasil

Veja também

unnamed
Artilharia, título estadual e 65 jogos: Marcelinho encerra passagem pelo Barra
O atacante Marcelinho tem 199 partidas como atleta profissional. Até então, a equipe que ele mais defendeu...
urna
Plebiscito: eleitores de 6 cidades decidem transferência de distritos
Mudanças de território afetam municípios em Mato Grosso e Paraná Eleitores de seis municípios brasileiros...
Oswaldinho
Morre Oswladinho do Acordeon, referência do forró, aos 72 anos
Uma das referências da sanfona, considerado um dos músicos mais importantes do forró, Oswaldinho do Acordeon,...
Card_Seminario_Producao_Florestal_Pedrao
Pedrão recebe seminário sobre produção florestal baiana na quinta (29)
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e a Associação...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos