Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Preserve sua voz na folia: confira dicas para a saúde vocal no Carnaval

Manter a voz saudável durante o Carnaval não é exclusividade dos artistas nos trios elétricos, nos palcos e nos camarotes. Os foliões também precisam tomar precauções para evitar a rouquidão e a perda de voz. O coordenador do curso de Fonoaudiologia da Unijorge, Rafael Cabral, esclarece que para aproveitar a maratona carnavalesca, sem comprometer a saúde da voz, alguns pontos são fundamentais: hidratação, boa alimentação e descanso.

 

“É importante que as pessoas se hidratem com água, principalmente em dias mais quentes, que mantenham uma alimentação com comidas mais leves e balanceadas e, se possível, descansem bastante, dormindo bem entre um dia e outro de festa”, acrescenta o especialista.

 

Durante a folia, os maiores causadores de danos para a voz são a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso do cigarro e a competição sonora, com os gritos, por conta dos sons em volume muito alto. Caso o folião apresente rouquidão, Rafael explica que é necessário hidratação com bastante água e fazer repouso vocal. “A rouquidão é transitória, pois indica edema (inchaço) nas pregas vocais, causado por múltiplos episódios abusivos durante um período. Se, mesmo após o carnaval, o problema persistir por duas semanas ou mais, é necessário consultar um especialista”, alerta o professor.

 

 

Quem precisar de avaliação para queixas de rouquidão, de dor na garganta, de falhas, de cansaço ao falar e de outros sintomas, a partir de março, o curso de Fonoaudiologia da Unijorge vai realizar atendimentos de terapia de voz no Instituto de Saúde, no campus Paralela. Para marcar uma consulta inicial, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (71) 99611-6919.

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos