Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Camaçari se prepara para o Dia D de vacinação contra a gripe

Como forma de reforçar a imunização contra a influenza – principal estratégia para reduzir os riscos de complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente durante os meses em que há maior circulação da doença – no dia 10 de maio será realizada o Dia D da Campanha de Vacinação, com mobilização em diferentes pontos na sede e orla.

Promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), a ação acontece das 8h às 16h, em unidades de saúde e pontos estratégicos da cidade. Para receber a dose, é necessário integrar um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, e apresentar um documento de identificação com foto, além do CPF ou cartão do SUS.

Na sede, a vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Ficam, Parafuso, Camaçari de Dentro e Verde Horizonte II, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba E, do Centro Comercial (feira) e do Boulevard Shopping Camaçari. Já na orla, os locais de vacinação incluem a UBS Vila de Abrantes, as USFs Fonte das Águas e Barra do Pojuca, o Mercado Municipal de Monte Gordo e o Outlet Premium.

A versão 2025 do imunizante conta com uma composição atualizada, que garante proteção contra as cepas mais recentes do vírus Influenza: A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09, A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria). A aplicação da vacina também pode ser feita de forma simultânea com outras previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no município no dia 31 de março, com imunização realizada nas unidades de saúde da sede e orla, além do Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), voltado para os usuários atendidos no equipamento.

Poderão receber a vacina os seguintes grupos prioritários: crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, a vacinação contra influenza também ocorrerá como estratégia especial para puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, profissionais de segurança e salvamento e das forças armadas, bem como professores do ensino básico e superior.

Ainda fazem parte do grupo prioritário pessoas com deficiência permanente, que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: motora, que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Também poderão receber a vacina, trabalhadores portuários, de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, e dos Correios, além de caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (respiratória crônica, transplantados, cardíaca crônica, renal crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, portadores de trissomias – condição caracterizada pela presença de um cromossomo extra).

Os grupos prioritários consideram o público mais vulnerável as doenças e suas complicações, sendo uma estratégia para proteger quem corre mais risco primeiro.

Foto: Patrick Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar