Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia atinge 100% de adesão dos municípios no Dia D da vacinação contra a gripe

Neste sábado (10), Dia D da vacinação contra a gripe, todos os 417 municípios baianos aderiram à mobilização nacional, numa demonstração de unidade e compromisso com a saúde pública. Em Salvador, a ação contou com um drive-thru de vacinação montado no estacionamento do Centro de Convenções, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura.
A mobilização teve início na sexta-feira (9), quando 899 doses foram aplicadas apenas no drive, segundo a coordenadora de imunização da capital, Doiane Lemos. “Hoje, esperamos superar esse número. A adesão da população tem sido expressiva e mostra que as pessoas compreendem a importância de se proteger”, afirmou.
Presente na ação, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou o apelo pela vacinação como forma de cuidado coletivo. “Vacinar é mais do que um ato de proteção individual: é um gesto de amor com quem a gente ama e também com quem a gente não conhece. É assim que fortalecemos o SUS e salvamos vidas”, declarou.
O governador em exercício, Geraldo Júnior, também acompanhou a mobilização e destacou o esforço conjunto para alcançar os baianos em todos os territórios. “Estamos nas ruas, nos postos e nos shoppings, garantindo que todos tenham acesso à vacina. Essa é uma demonstração clara de que saúde é prioridade para o nosso governo”, disse.
A ação ocorre na véspera do Dia das Mães e busca sensibilizar as famílias a cuidarem umas das outras. A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de baianos, sendo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos os públicos prioritários.
Também fazem parte dos grupos elegíveis as puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Até o momento, mais de 880 mil doses já foram aplicadas em toda a Bahia, que ocupa a quinta colocação no ranking nacional de cobertura.
A Bahia registrou uma redução de 37,11% nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) em relação ao mesmo período do ano passado. A vacinação segue como principal estratégia para evitar o agravamento dessas doenças, especialmente com a chegada do período mais frio.

Veja também

unnamed
Breno Lopes valoriza vitória do Coritiba sobre o Corinthians e destaca força do Coxa no Brasileirão
O Coritiba conquistou mais uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Jogando diante da torcida,...
crime
Justiça determina prisão preventiva de grupo suspeito de envolvimento na morte de torcedor antes do Ba-Vi
Os seis homens presos no último domingo (23), suspeitos de envolvimento no assassinato do torcedor José...
Foto Naiade BianchiGOVBA1
Policiais militares são capacitados para conduzir cães em buscas por pessoas desaparecidas
Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar da Bahia (PMBA) participaram,...
Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz vence bateria e avança à semifinal do C1 1000m no Mundial de Canoagem
Isaquias Queiroz começou o Mundial de Canoagem Velocidade com o pé direito. Nesta quarta-feira (26),...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026