Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Cursos profissionalizantes formam moradores de Camaçari e Dias d’Ávila para atuarem na área industrial

Após dois meses de aulas, 46 moradores de Camaçari e Dias d’Ávila, na região Metropolitana de Salvador, concluíram os cursos gratuitos de Pintura Industrial e Montador de Andaimes. As capacitações foram uma iniciativa da Monsertec, com realização do Senai Bahia e apoio da Braskem, e teve como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Um desses alunos é Fernando Ângelo da Silva, 37 anos, que foi certificado no curso de Pintura Industrial. Casado, pai de uma criança de quatro anos de idade e desempregado há um ano, Fernando vê nesta capacitação um diferencial para seu currículo. “Hoje eu sei toda a metodologia e as normas técnicas para pintura industrial. Me sinto pronto para o mercado de trabalho e até já comecei a buscar novas oportunidades para realizar meu maior desejo, que é estar empregado, trabalhando, contribuindo e oferecendo um futuro melhor para minha família”, contou.

Outro aluno certificado, desta vez no curso de Montador de Andaimes, foi Gustavo Henrique do Carmo Santos, de 22 anos. Desempregado há três meses, depois de quase dois anos atuando como auxiliar de almoxarifado, ele revela que resolveu fazer o curso para aprender uma nova função e buscar melhores oportunidades de trabalho. “Sou jovem e tenho muito chão pela frente ainda, por isso quis me preparar para novos desafios profissionais. Meu maior desejo é conquistar a minha estabilidade financeiramente”, ambiciona.

O gestor de Recursos Humanos da Monsertec, Valmir Brito, ressalta que o principal objetivo dessa iniciativa foi promover a qualificação profissional de moradores das regiões de Camaçari e Dias D’Ávila, onde a Monsertec atua diretamente. “Entendemos que oferecer capacitação técnica é uma forma concreta de ampliar oportunidades de trabalho, gerar renda e contribuir para o fortalecimento das comunidades locais. Qualificar pessoas é investir no futuro da comunidade e no futuro também do setor industrial, com uma mão de obra mais preparada e comprometida”, afirma.

Valmir entende que o impacto dos cursos vai além da entrega técnica. “Estamos muito satisfeitos com o comprometimento dos participantes. Acreditamos que muitos deles estarão em breve atuando no mercado, seja em nossas operações ou em outras empresas da região. Eles saem desse processo com formação técnica sólida, mais confiantes e preparados para novos desafios”, garante.

O curso de Pintura Industrial teve carga horária de 120 horas, enquanto o de Montador de Andaimes foi de 160 horas. As aulas teóricas e práticas ocorreram de maneira presencial na Unidade do SENAI de Camaçari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Rayssa-Leal
Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo
Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou...
ato_contra_feminicio_em_copacabana_071225
Mulheres protestam contra feminicídio e pedem maior presença do Estado
Agente de educação diz que ainda carrega marcas dos tiros que levou   A tentativa de feminicídio...
54969844413_3423e012c7_c
Bahia vacila, perde do Flu e se contenta com pré-Libertadores
A expectativa era vencer o Fluminense e conseguir vaga direta para a fase de grupo da Copa Libertadores....

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar