Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Natura reafirma protagonismo e lidera ranking de responsabilidade ESG no Brasil pelo 11º ano consecutivo

A Natura lidera, pelo 11º ano consecutivo, o Ranking Merco de Responsabilidade ESG, reafirmando seu protagonismo em práticas ambientais, sociais e de governança no Brasil. Além do consolidado ESG, a companhia ocupa a primeira colocação nas três categorias que compõem a avaliação: Meio Ambiente (E), Âmbito Interno, Clientes e Sociedade (S) e Ética e Governança Corporativa (G).

Para Ana Costa, Vice-Presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação Corporativa da Natura, este reconhecimento reforça que o compromisso da Natura com a vida não irá retroceder. “É essa coerência e consistência que nos guia. Os princípios ESG seguem como base de nossas decisões, impulsionando inovações de negócios que geram conservação ambiental, diversidade, educação e valor compartilhado para as futuras gerações. Em 2024, aceleramos nossa agenda de regeneração, um compromisso que expressa o nosso propósito de promover a prosperidade em indivíduos, comunidades, na natureza, e nas relações que nos conectam”, ressalta.

O levantamento é produzido pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), que realiza pesquisa e monitoramento reputacional na América Latina desde 2000. Atualmente, a Merco está presente em mais de 19 países.

A metodologia de análise utiliza mais de 25 diferentes fontes de informação, consolidadas em mais de 11 mil entrevistas. As empresas são inicialmente indicadas por membros da alta direção de companhias com faturamento superior a R$200 milhões por ano no país, seguido de entrevistas com grupos diversos, como especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, entre outros. O ranking também inclui a medição de Merco Sociedade, que avalia a reputação da perspectiva cidadã, e Merco Digital, que considera as conversas geradas nos meios digitais.

Compromisso histórico

 A Natura tem uma trajetória de pioneirismo na implementação de um modelo de negócio que transcende a geração de lucro e que busca promover maior valor compartilhado para todos os atores envolvidos em sua cadeia de valor. Reconhecida por seu modelo de negócio sustentável, atua há mais de 25 anos na Amazônia, onde ajuda a conservar 2,2 milhões de hectares de floresta e gera benefícios para mais de 10 mil famílias.

Neutra em carbono desde 2007 e a caminho do Net Zero, desde 2014 a Natura é certificada como Empresa B. A linha Ekos, símbolo da relação da marca com a Amazônia, é certificada pela União para o Biocomércio Ético (UEBT), e a cadeia de castanha da Natura recebeu a certificação UEBT Regenerativa em 2024. A Natura cria produtos livres de crueldade animal, que levam o Bem Estar Bem a quatorze países na América Latina por meio de seu modelo ominicanal, composto de lojas físicas, e-commerce e mais de 3,1 milhão de Consultoras de Beleza na região.

A Natura tem o compromisso de ser um negócio de impacto socioambiental positivo, direcionamento que sempre fez parte da essência da marca. Para respaldar essa estratégia, que coloca desafios socioambientais no centro das estratégias de negócio, a companhia mensura os impactos capitais naturais, sociais e humanos de sua atuação para além dos resultados financeiros. E após mais de uma década de inovação ao lado de parceiros como a Capitals Coalition e a Valuing Impact, a empresa passou a implementar, em 2022, de forma pioneira, o Integrated Profit and Loss (IP&L).

A ferramenta atesta que o impacto somado da empresa sobre a natureza, a sociedade e as pessoas registra saldo positivo. Em 2024, o IP&L registrou um impacto líquido positivo de R$ 50,5 bilhões para a sociedade nas operações da América Latina. Assim, para cada R$ 1 em receita obtida pela empresa, R$ 2,5 foram gerados em impacto socioambiental positivo. A meta prevista para 2030, é que a empresa gere impacto positivo líquido quatro vezes maior que o resultado de sua receita.

Até 2050, a Natura pretende se tornar uma empresa fundamentalmente regenerativa, e para isso compreende que mudanças significativas só são possíveis por meio de ações urgentes e coletivas. Por isso, busca engajar e mobilizar diferentes stakeholders para o avanço em práticas regenerativas em toda a sua cadeia de valor.

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