Salvador, 9 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bahia apresenta resultados em Oficina sobre o sistema de informação para Conselho Tutelar em Brasília

Os resultados alcançados pela Bahia na utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Módulo Conselho Tutelar (SIPIA-CT) foram apresentados nesta quinta-feira (29), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos- SJDH, na capacitação de técnicos, em Brasília-DF. A coordenadora estadual do SIPIA, Liliane Tavares, representou a Bahia na “Oficina de Trabalho dos Coordenadores Técnicos Estaduais, Distrital e Equipes de Apoio do SIPIA-CT”, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Até sexta-feira (30), técnicos de todo o país participam da formação que visa trazer informações atualizadas da ferramenta, como também articular com a rede de proteção para promoção de ações de proteção e cuidado do público infantojuvenil. Além da Bahia, outros estados do país também apresentam os resultados das suas ações. A Bahia já qualificou 1.070 profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, desde a sua implantação, alcançando 128 municípios, entre 2024 e 2025.
“A Bahia vem para mostrar as boas práticas no uso do SIPIA. O sistema é prático, seguro, moderno, e vem permitindo qualificar o trabalho dos conselheiros tutelares. Estamos sensibilizando todos os atores do sistema de garantia de direitos e observamos que os conselheiros tutelares passaram a aderir ao SIPIA e a utilizar a tecnologia com mais frequência. Notamos também um crescimento nas demandas para capacitação. O sistema permite a integração com a rede e apresenta melhorias significativas para a aplicação de medidas e garantia dos direitos de crianças e adolescentes”, explicou Tavares.
Capacitação
Iniciada na quarta-feira (28), a capacitação aborda temas como os fluxos de recebimento e encaminhamento de comunicados de violações; estratégias de formação dos conselheiros tutelares; e necessidades locais para o aprimoramento do sistema. Os técnicos têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre a utilização da ferramenta e contribuir com sugestões que possam melhorar o funcionamento do sistema nacional.
SIPIA
A plataforma do Governo Federal disponibiliza informações relacionadas aos casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes, que são registrados e acompanhados pelos técnicos. O sistema permite que os profissionais gerem um banco de dados como também acessem informações que possibilitem o fortalecimento e a criação de políticas públicas para a garantia e defesa dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

futebol
CBF divulga seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro foi decidido com antecedência, mas contou com diversos protagonistas até o fim...
unnamed (2)
João Victor, técnico do Manaus, avalia primeira semana de pré-temporada e manda recado ao torcedor: “Teremos uma equipe competitiva e vibrante”
A expectativa é grande para o Manaus visando a temporada de 2026, por isso na semana passada o clube...
unnamed (1)
Atacante Arthur Moura valoriza primeira temporada atuando no futebol coreano: “Experiência única”
Natural de São Paulo, Arthur Moura deu seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do Juventus/SP....
unnamed
Após classificação para Sul-Americana, André Henrique avalia nova temporada pelo Grêmio
O Grêmio se despediu de 2025 com uma goleada sobre o Sport por 4×0 e, de quebra, garantiu uma vaga na...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar