Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Salvador apresenta boas práticas em políticas de gênero em Cúpula Ibero-Americana no México

A Prefeitura de Salvador participou da VII Cúpula Ibero-americana de Agendas Locais de Gênero e no XV Congresso Ibero-Americano de Municipalistas, que ocorreu entre a última segunda-feira (26) e esta sexta-feira (30), na cidade de Zapopan, no México. O evento foi promovido pela União Ibero-americana de Municipalistas (UIM) em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), além de outros organismos internacionais.

 

A gestão municipal foi representada no evento pela secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo. Ela compartilhou as boas práticas e experiências que vêm sendo executadas pelo município no enfrentamento das desigualdades de gênero e na promoção de políticas públicas que colocam as mulheres no centro do desenvolvimento social e econômico.

 

Para a gestora da SPMJ, “quando temos políticas públicas focadas ou transversalizadas com a questão de gênero, nós temos benefícios econômicos sustentáveis e sociais que atingem as populações mais vulnerabilizadas, porque quando identificamos os públicos que precisam de mais atenção, observamos as mulheres em suas lideranças”.

 

Convidada para participar da mesa redonda com o tema “Reduzindo desigualdades por meio do financiamento inclusivo em nível local: boas práticas e experiências locais”, a secretária salientou a importância dos investimentos e da captação de recursos que transversalizam as políticas de gênero.

 

“Essas ações não apenas fortalecem os direitos das mulheres, mas também promovem uma cidade mais justa, inclusiva e igualitária, fomentando a implementação das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), em Salvador. A partir do trabalho que estamos realizando, a cidade segue avançando nos temas relacionados aos ODS 1 – Erradicação da Pobreza, 5 – Igualdade de Gênero, 10 – Redução de Desigualdades, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 – Parcerias e Meios de Implementação”, disse Lordelo.

 

A vice-prefeita e Secretária de Cultura e Turismo da capital baiana, Ana Paula Matos, destacou o avanço nas políticas de gênero e ações concretas que impulsionam a construção da autonomia feminina.

 

“O trabalho intersetorial da Prefeitura, marca da nossa gestão, tem transformado a vida de milhares de mulheres em Salvador. Estamos construindo uma política sólida, voltada para a promoção da autonomia feminina e o enfrentamento à violência de gênero. Iniciativas como o Maria na Construção, Mulheres no Volante, SIMM Mulher, Afroestima, Afrobiz, além dos cursos de capacitação, CredSalvador, Morar Melhor, priorizando mulheres chefes de família e o Programa Mulher Salvador, que já beneficiou mais de 40 mil mulheres, fortalecem de forma concreta as políticas de gênero”, pontuou.

 

“Como vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, tenho muito orgulho de ver mulheres à frente de secretarias estratégicas, ocupando espaços de decisão e contribuindo diretamente para o futuro da nossa cidade, ao lado do prefeito Bruno Reis. Quando uma mulher chega, todas chegam. Esse avanço vai além da representatividade física, ele é também simbólico e transformador”, completou a vice-prefeita.

 

Debate – O encontro, que teve como lema “Renovando o municipalismo sob a ótica da igualdade”, reuniu autoridades e lideranças de diversos países ibero-americanos para discutir temas como financiamento como acelerador da igualdade, agenda local de cuidados, combate à violência de gênero e os desafios trazidos pelas novas tecnologias.

 

Para o Chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, a atuação conjunta das secretarias municipais e o compromisso da gestão com o desenvolvimento social têm sido fundamentais para que Salvador avance com políticas públicas que colocam a equidade de gênero no centro das decisões. “Participar de espaços como a Cúpula Ibero-americana reafirma nosso esforço em fortalecer parcerias e construir uma cidade cada vez mais justa, inclusiva e com oportunidades para todos”, pontuou o gestor.

 

Ao final do congresso, os participantes contribuíram para a construção da Declaração de Zapopan, documento que definirá diretrizes e ações concretas para os governos locais na promoção da igualdade de gênero, e que será apresentado na XVI Conferência Regional sobre a Mulher, em agosto, também no México.

 

A participação de Salvador reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, consolidando a cidade como referência na implementação de ações que priorizam a equidade de gênero no cenário internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar