Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Saúde bucal e esportes: Dentista e educadora física explicam como essa conexão pode impactar no desempenho dos atletas

A relação entre saúde bucal e desempenho esportivo vai muito além da estética. De acordo com o cirurgião-dentista, Leonardo Carvalho, e a educadora física, Jozy Oliveira, estudos apontam que problemas dentários podem interferir diretamente na performance, resistência e até no risco de lesões em atletas, sejam amadores ou profissionais. Mesmo com a crescente valorização da qualidade de vida por meio do exercício físico, muitos ainda negligenciam a importância da saúde da boca nesse contexto.

Eles contam que, segundo estudos, mais de 40% dos atletas olímpicos sofrem de problemas bucais, como cáries, gengivite e erosão dentária. E muitos relatam que essas condições afetam desde a alimentação até a concentração durante os treinos e competições.

“A explicação está na relação entre inflamações bucais e o restante do organismo. Infecções na gengiva ou nos dentes podem causar uma resposta inflamatória sistêmica, comprometendo a recuperação muscular e o sistema imunológico. Além disso, dores ou desconfortos na cavidade oral afetam diretamente a capacidade de mastigar, dormir bem e manter uma dieta equilibrada – fatores essenciais para quem pratica esportes’, explica Leonardo Carvalho.

A saúde da boca no esporte de alto rendimento

Jozy Oliveira ressalta que, em modalidades de alta performance, a atenção à saúde bucal é ainda mais crítica. Isso porque existem casos de problemas musculares recorrentes causados por infecção dentária não tratada, por exemplo. Para o dentista Leonardo Carvalho, episódios assim não são isolados e chamam atenção para a necessidade de acompanhamento odontológico regular, pelo menos a cada seis meses.

Outro ponto importante relatado pelo dentista está no consumo frequente de bebidas isotônicas, energéticos e alimentos ricos em carboidratos, comuns entre atletas, que favorecem o aparecimento de cáries devido ao alto teor de açúcar e à acidez. Tudo isso associado à respiração bucal durante treinos intensos, que reduz a salivação e compromete a proteção natural dos dentes.

Os profissionais da saúde reforçam que cuidar da saúde bucal é parte do preparo físico e mental de qualquer atleta. “Pequenas negligências podem trazer consequências que comprometem não só o rendimento esportivo, mas também a saúde geral. Incorporar hábitos odontológicos na rotina de treinos é mais do que prevenção, é estratégia de performance. Afinal, um sorriso saudável também é sinal de um corpo pronto para superar limites”, explicam.

Para quem pratica esportes com regularidade, alguns cuidados específicos são essenciais. Confira!

 

✅ Higiene bucal rigorosa: Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor e usar fio dental diariamente.

✅ Evite escovar logo após bebidas ácidas: Espere pelo menos 30 minutos após ingerir isotônicos ou sucos cítricos para não agredir o esmalte dental.

✅ Hidratação constante: Manter a boca hidratada ajuda na produção de saliva, que protege os dentes.

✅ Use protetores bucais: Em esportes de contato, os protetores reduzem o risco de fraturas e traumas dentários.

✅ Consultas regulares ao dentista: O acompanhamento semestral pode detectar problemas antes que se tornem sérios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar