Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Com elenco completo, Ancelotti esboça time titular do Brasil para enfrentar o Equador

A Seleção Brasileira realizou, nesta terça-feira (3), seu último treino em solo brasileiro antes do confronto contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Pela primeira vez, o técnico Carlo Ancelotti pôde contar com o elenco completo, em atividade realizada no CT Joaquim Grava, em São Paulo.

 

Durante o treinamento, Ancelotti ensaiou uma possível formação titular, sugerindo mudanças importantes na estrutura tática da equipe. A principal novidade pode ser a transição para um sistema com apenas dois atacantes, o que quebraria a lógica adotada nas últimas temporadas — desde a era Tite — em que a Seleção atuava com três homens de frente.

 

Na atividade em campo reduzido, o treinador italiano separou 11 jogadores sem colete, que formaram a base de um possível time titular:

  • Defensores: Vanderson, Danilo, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro;
  • Meias: Casemiro, Andreas Pereira, Andrey Santos, Estêvão;
  • Atacantes: Vinícius Júnior e Richarlison.A mudança levanta questionamentos sobre a formação defensiva. Uma das possibilidades é que um dos laterais — provavelmente Alex Sandro — saia para dar lugar a uma linha de três zagueiros, com Danilo, Alex e Marquinhos. No setor ofensivo, a dupla Vini Jr. e Richarlison se desenha como referência. A ausência de Raphinha, suspenso, também influencia essa configuração.

     

    Outro ponto de interrogação é a utilização de Estêvão. O jovem, que ainda não foi titular na Seleção principal, esteve entre os escolhidos no esboço inicial e pode ser utilizado tanto como meia armador quanto como ponta, dependendo da estratégia adotada por Ancelotti.

     

    Antes da bola rolar no treino, os jogadores foram reunidos no centro do campo para um discurso do presidente da CBF, Samir Xaud. Em sua primeira conversa presencial com o grupo desde que assumiu o cargo, ele deu as boas-vindas e reforçou o respaldo total ao trabalho de Ancelotti.  Xaud, viajará para Guayaquil, no Equador, onde acompanhará a partida.

     

    O Brasil enfrenta o Equador nesta quinta-feira (5), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

Bahia Notícias

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar