A Prefeitura, através da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), está realizando serviços de melhoria na infraestrutura e na acessibilidade de seis prédios públicos espalhados pela cidade. As equipes técnicas do órgão promovem requalificações na nova sede do Abrigo Dom Pedro II, no Garcia; na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e na Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), no Comércio; na Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no Dique do Tororó; na Fundação Gregório de Matos (FGM), na Barroquinha, e na sede do Conselho Tutelar XVII, na Pituba.
A revitalização inclui serviços de pintura na fachada e parte interna dos imóveis, impermeabilização, revisões de esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas, além da adaptação de sanitários para acessibilidade e construção de rampas para melhoria da mobilidade das pessoas com deficiência.
O titular da Seman, Lázaro Jezler, ressalta a importância das ações, já que muitos prédios públicos, além de ter função administrativa com atendimento ao público, também são considerados patrimônios da cidade. “Com os serviços, o ambiente fica melhor para os servidores e para a população que busca o atendimento em prédios públicos. Reforço que as melhorias também focam na preservação desses imóveis”, frisa.
Patrimônio – Na sede da Fundação Gregório de Matos (FGM), que abriga o teatro homônimo, na Barroquinha, os serviços são de impermeabilização de cobertura, manutenção de instalações elétricas e hidrossanitárias, melhorias no forro de gesso acartonado e nas esquadrias de madeira.
“A FGM abriga seu teatro, espaço público ativo que sedia apresentações e promove oficinas rotineiramente. Quando cuidamos da manutenção de espaço como esse, estamos zelando não apenas pela estrutura física dos prédios, mas acima de tudo cuidando das pessoas da nossa cidade”, destaca Jezler.
Outro exemplo é a Casa do Benin, museu com 35 anos de história, e que abriga peças originárias do continente africano no coração do Centro Histórico. No rol dos prédios em revitalização, o imóvel passa por serviços de manutenção na estrutura de concreto, impermeabilização, revisão de instalações hidrossanitárias e melhorias nas esquadrias de madeira.
Mais ações – Já no Abrigo Dom Pedro II, situado no Garcia, as obras seguem em fase final e incluem instalação de rampa de acessibilidade para cadeirantes, novas divisórias, fechamento de vãos com tela de segurança e adaptação de banheiros acessíveis. O imóvel deverá receber os cerca de 70 idosos assistidos na unidade de Piatã, que será desativada. Na Semdec, são promovidas nova pintura, instalação de rodapé, manutenção de esquadrias metálicas e pintura interna e da fachada.
As instalações da Transalvador ganham nova pintura, técnicas de impermeabilização e revisões na cobertura, esquadrias e nas instalações elétricas e hidráulicas. As obras na FMLF contemplam melhorias na recepção, instalação de piso vinílico, de painel de madeira e de divisórias, além de pintura. Na unidade do Conselho Tutelar XVII, a Seman está promovendo serviços de pintura, revisão de cobertura com impermeabilização, obras nas esquadrias, requalificação das instalações elétricas e hidráulicas e tratamento de fissuras nas edificações.