Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Biblioteca do Meio Ambiente Milton Santos abre inscrições para programa de voluntariado voltado à educação ambiental

A Biblioteca do Meio Ambiente Milton Santos, localizada no bairro dos Barris, em Salvador, vai iniciar, a partir de agosto, um novo projeto de voluntariado com foco na educação ambiental e na formação técnica de estudantes. As inscrições, que foram abertas nesta terça-feira (03) são promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e integra o programa “Bahia. Estado Voluntário”, criado pelo Decreto Estadual nº 19.262/2019.
A iniciativa, batizado de “Biblioteca Ambiental Milton Santos: Educação pelo Meio Ambiente”, tem como principal objetivo envolver voluntários (especialmente estudantes de Biblioteconomia a partir do 4º semestre) em atividades como organização do acervo, catalogação, indexação e atendimento ao público. A participação também está aberta a jovens em geral e a idosos interessados em contribuir com a preservação e a disseminação do conhecimento ambiental.
Com duração de quatro meses, o programa irá oferecer uma capacitação inicial e acompanhamento técnico constante. Ao fim da experiência, os voluntários receberão certificados de participação, com carga horária correspondente ao período de atuação, de agosto a dezembro de 2025. A expectativa é de que a ação fortaleça o funcionamento da biblioteca, ampliando sua atuação junto à sociedade, ao mesmo tempo em que promove formação prática para futuros profissionais da área e estimula o sentimento de pertencimento nos usuários.
Fundada com o propósito de ser um espaço de preservação documental e incentivo à educação ambiental, a Biblioteca Milton Santos reúne um acervo especializado em temáticas ambientais e é mantida pela Sema. Com o projeto, a unidade reafirma seu papel como referência no tema, aliando inclusão informacional, cidadania e sustentabilidade.
A iniciativa também marca a adesão da biblioteca à plataforma “Bahia. Estado Voluntário”, ferramenta digital criada para aproximar voluntários de instituições públicas e privadas por meio da promoção de redes solidárias em todo o estado. A plataforma funciona como uma espécie de rede social do bem, conectando pessoas interessadas em colaborar com causas sociais e ambientais. Interessados em participar do programa devem se inscrever por meio da plataforma oficial do programa estadual, no endereço eletrônico www.estadovoluntario.ba.gov.br.

Foto: João Raimundo/ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar