Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Biblioteca do Meio Ambiente Milton Santos abre inscrições para programa de voluntariado voltado à educação ambiental

A Biblioteca do Meio Ambiente Milton Santos, localizada no bairro dos Barris, em Salvador, vai iniciar, a partir de agosto, um novo projeto de voluntariado com foco na educação ambiental e na formação técnica de estudantes. As inscrições, que foram abertas nesta terça-feira (03) são promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e integra o programa “Bahia. Estado Voluntário”, criado pelo Decreto Estadual nº 19.262/2019.
A iniciativa, batizado de “Biblioteca Ambiental Milton Santos: Educação pelo Meio Ambiente”, tem como principal objetivo envolver voluntários (especialmente estudantes de Biblioteconomia a partir do 4º semestre) em atividades como organização do acervo, catalogação, indexação e atendimento ao público. A participação também está aberta a jovens em geral e a idosos interessados em contribuir com a preservação e a disseminação do conhecimento ambiental.
Com duração de quatro meses, o programa irá oferecer uma capacitação inicial e acompanhamento técnico constante. Ao fim da experiência, os voluntários receberão certificados de participação, com carga horária correspondente ao período de atuação, de agosto a dezembro de 2025. A expectativa é de que a ação fortaleça o funcionamento da biblioteca, ampliando sua atuação junto à sociedade, ao mesmo tempo em que promove formação prática para futuros profissionais da área e estimula o sentimento de pertencimento nos usuários.
Fundada com o propósito de ser um espaço de preservação documental e incentivo à educação ambiental, a Biblioteca Milton Santos reúne um acervo especializado em temáticas ambientais e é mantida pela Sema. Com o projeto, a unidade reafirma seu papel como referência no tema, aliando inclusão informacional, cidadania e sustentabilidade.
A iniciativa também marca a adesão da biblioteca à plataforma “Bahia. Estado Voluntário”, ferramenta digital criada para aproximar voluntários de instituições públicas e privadas por meio da promoção de redes solidárias em todo o estado. A plataforma funciona como uma espécie de rede social do bem, conectando pessoas interessadas em colaborar com causas sociais e ambientais. Interessados em participar do programa devem se inscrever por meio da plataforma oficial do programa estadual, no endereço eletrônico www.estadovoluntario.ba.gov.br.

Foto: João Raimundo/ASCOM

Veja também

flavio votando
Flávio Bolsonaro contesta resultado da eleição e diz que vai pedir anulação do pleito
Derrotado no segundo turno das eleições presidenciais de 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou...
tela lula
Lula exalta juventude e defende regulação das redes após reeleição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter derrotado a mentira, exaltou a participação dos...
Alckmin
Geraldo Alckmin é reeleito vice-presidente e reforça papel de articulador político e econômico de Lula
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi reeleito neste domingo (25) na chapa do presidente Luiz Inácio...
janonesjanones
André Janones lidera estratégia digital de Lula e ganha protagonismo em virada eleitoral
O deputado federal André Janones (Rede-MG) teve papel central na estratégia digital da campanha do presidente...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos