Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Atendimento de alta complexidade ganha força no interior da Bahia

Quando a saúde falha, a urgência bate à porta. Em momentos como esse, ter acesso a um serviço hospitalar preparado para casos graves pode ser a diferença entre a vida e a morte. Feira de Santana, no interior da Bahia, tem se destacado nesse cenário com um serviço que se consolida como referência em cuidados especializados. O Hospital Mater Dei EMEC (HMDE) é peça-chave dessa engrenagem, com um pronto atendimento que opera 24 horas e cobre diversas especialidades clínicas e cirúrgicas.

Como parte do projeto de expansão, está em construção a nnidade de Oncologia EMEC, que será incorporada à estrutura do HMDE. O novo serviço terá entrada independente e oferecerá uma linha completa de cuidado oncológico, incluindo diagnóstico, exames laboratoriais, infusão de medicamentos, quimioterapia e atendimento multidisciplinar.

“Nosso pronto atendimento está preparado para a atenção a todas as especialidades clínicas e cirúrgicas,” afirma o neonatologista e pediatra Samir Nahass, diretor do hospital. “Temos suporte de cirurgia cardíaca, vascular, urologia, hemodinâmica e muito mais, além de estarmos prontos inclusive para atendimentos em catástrofes”, completa.

O hospital já dispõe de 150 leitos de internação, sendo 20 de UTI adulto e 10 de UTI Neonatal, além de dois centros cirúrgicos equipados com tecnologia de ponta. O primeiro com seis salas voltadas a procedimentos gerais e o segundo voltado a cirurgias cardíacas e intervenções hemodinâmicas. “Com o atual aparato humano e de equipamentos, estamos preparados para atendimentos de qualquer problema de urgências e emergências,” pontua o Dr. Nahass.

O HMDE adota protocolos clínicos rigorosos, o que contribui diretamente para resultados mais eficientes, sobretudo em casos graves como AVC, sepse e infarto. Outro destaque é o suporte ao atendimento neonatal, com infraestrutura voltada a bebês prematuros ou com complicações, clínicas ou cirúrgicas. “Nossa UTI NEO é montada para suporte a qualquer patologia neonatal, com respiradores microprocessados e equipe experiente, garantindo qualidade assistencial,” destaca o diretor.

Com recursos materiais e humanos de alto nível, o Hospital Mater Dei EMEC cumpre um papel estratégico na saúde suplementar da Bahia, oferecendo assistência qualificada e segura à população de Feira de Santana e região. Em um estado onde o acesso à saúde de ponta ainda é um desafio, estruturas como essa se tornam fundamentais para salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar