Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Com espaço para mães atípicas, Arraiá da Prefs celebra cultura e inclusão no Centro Histórico

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) promove, até o dia 18, a primeira edição do Arraiá da Prefs, transformando a Rua Chile e a Praça Municipal em uma grande festa junina típica do interior, com música, dança, gastronomia e cultura popular no coração do Centro Histórico. Com programação gratuita sempre das 17h às 22h, o evento resgata tradições do São João, reunindo artistas locais, quadrilhas, comidas típicas e um espaço de empreendedorismo para mães atípicas, através do programa Empreender É Com Elas.

 

A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e a Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Nas barracas localizadas na Praça Municipal, as mães apresentam produtos que elas fazem, como artesanato, itens típicos juninos, a exemplo de bolos, acarajés, entre outros produtos.

 

As iguarias juninas, inclusive, foram ensinadas às empreendedoras através do Vida Nova Cursos de Qualificação, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) juntamente com a Semdec e SPMJ.

 

“Durante o primeiro final de semana do Arraiá da Prefs, tivemos muito sucesso com a venda dos produtos artesanais produzidos por dez mães atípicas do projeto ‘Empreender com Elas’. É uma iniciativa importante que, além da oportunidade de comercialização em todos os eventos da Prefeitura, também oferece cursos de qualificação, mentoria e acompanhamento para elas. Inicialmente, seriam seis, mas o sucesso foi tanto que decidimos expandir os pontos de venda e beneficiar outras mães”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.

 

Oportunidade – O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destaca a satisfação de abrir este espaço para as mulheres assistidas pela secretaria, participantes da iniciativa Empreender é Com Elas. “O programa oferece oportunidades de geração de renda especialmente para mães de crianças com deficiência, promovendo autonomia e inclusão. Assim, ao valorizarmos a cultura, também cumprimos um papel social essencial”.

 

A diretora de Políticas para Pessoas com Deficiência (DPPD), da Sempre, Daiane Pina, afirma que esse apoio dado às mães atípicas é de extrema importância: “Através da Prefeitura de Salvador, damos a elas a possibilidade de ampliar a qualidade de vida, não só delas, mas dos filhos, através dessas feiras, através dos projetos da gestão municipal, que são desenvolvidos na diretoria, mas com esse apoio importante de todas as secretarias envolvidas”.

 

A artesã Viviana dos Santos trabalha com estruturas em sisal e também com sabonetes artesanais. “É uma festa que todo o pessoal de Salvador vem prestigiar, vai comprar na nossa mão, porque nós precisamos também da ajuda da população. Somos mulheres empreendedoras e nós precisamos muito disso, pois estamos trabalhando para poder ajudar o sustento das nossas famílias”, revelou.

 

Mãe atípica de um menino autista de 12 anos, a empreendedora Nadja Teles, de 46 anos, trabalha com produtos personalizados como bolsas, canecas e azulejos.

 

“Este projeto para nós não é só sobre vender. O fato de as mulheres estarem aqui, das mães atípicas terem esse espaço, é muito importante porque muitas delas estão em processo de depressão, em síndrome de pânico, que era o meu caso, antes das feiras. Participar de uma atividade como esta resgata o ser mulher, o ser cidadão, o ser humano, resgata tudo que a gente perde com os desafios da maternidade atípica”, ressaltou.

 

Confira a programação completa do Arraiá da Prefs acessando o site da festa: https://www.salvadordabahia.com/eventos/arraia-da-prefs-2025-programacao-completa/.

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige