Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Mounjaro no Brasil: o que você precisa saber sobre o medicamento que chega às farmácias

Com a obesidade afetando cerca de 31% da população brasileira e a projeção de que até 2044, 75% dos brasileiros estarão com sobrepeso ou obesidade, o lançamento do Mounjaro (tirzepatida) traz uma nova opção no tratamento da doença. Recém-aprovado pela Anvisa, o medicamento começará a ser comercializado em farmácias de todo o Brasil.

Com até 22,5% de perda de peso em alguns pacientes, o Mounjaro tem mostrado resultados promissores em estudos da Yale School of Medicine. Contudo, referências na área alertam que seu uso deve ser sempre acompanhado por um plano personalizado e supervisão médica.

Como funciona o Mounjaro?

O Mounjaro atua a partir do estímulo de dois tipos de receptores hormonais, o GLP-1 e o GIP, ajudando a controlar o apetite, promovendo maior saciedade e diminuindo resistência insulínica. Com aplicação semanal, o medicamento tem ganhado destaque no tratamento da obesidade. No entanto, como afirma o médico com foco em saúde, emagrecimento e performance, Gabriel Mendes, seu uso deve ser sempre supervisionado. “Embora o medicamento ofereça ótimos resultados, ele deve ser parte de um plano de tratamento personalizado, que leve em conta as necessidades e características de cada paciente”, explica.

Além dos benefícios na perda de peso, o Mounjaro também tem mostrado efeitos positivos na melhoria de parâmetros metabólicos, como níveis de glicose e lipídios sanguíneos. Isso o torna uma opção interessante não apenas para emagrecimento, mas também para o controle de condições associadas à obesidade, como o diabetes tipo 2.

Uso Seguro e acompanhamento Médico

Apesar de seus benefícios, Gabriel Mendes alerta sobre os efeitos colaterais do Mounjaro, como náuseas e diarreia. O uso indiscriminado pode resultar em complicações, o que torna o acompanhamento médico essencial para garantir a segurança do tratamento. “O uso do Mounjaro deve ser supervisionado por profissionais para garantir resultados eficazes e seguros”, afirma o médico.

O tratamento com Mounjaro deve ser combinado com mudanças no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada e atividades físicas, para otimizar os resultados. “O Mounjaro é uma ótima ferramenta, mas deve fazer parte de um plano de saúde mais amplo”, conclui Mendes, destacando ainda que a obesidade é um dos maiores desafios de saúde pública mundial, responsável por mais de 4 milhões de mortes anuais, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar